Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

20 plantas seguras para gatos

Gatos são animais curiosos por natureza, por isso não é surpreendente que se aproximem, farejem e frequentemente mordisquem itens recém-chegados, como plantas. Se você é tutor de gato e possui plantas em casa, seja na parte interior ou exterior, precisa se atentar para as plantas seguras para gatos. 

Algumas espécies, por exemplo, podem apresentar riscos e serem tóxicas para seu bichano, afinal elas podem causar reações na pele, problemas digestivos ou sintomas mais graves.

No entanto, existem também várias plantas que são seguras para os gatos. Algumas, inclusive, são consideradas medicinais e podem servir como remédios naturais para tratar diversas doenças do seu gato.

Confira uma lista de 20 plantas seguras para gatos, para que você não precise se preocupar com possíveis intoxicações do seu peludinho preferido. Continue lendo para saber mais!

O gif mostra um gatinho muito agitado próximo de uma planta

1. Catnip: a melhor planta para gatos

A planta Nepeta cataria, popularmente conhecida como catnip, tem um efeito em gatos que pode ser descrito como narcótico. Essa reação é um produto da nepetalactona, uma substância ativa presente na planta. 

Na prática, essa substância entra pelo nariz dos gatos, ativa seu bulbo olfatório e envia sinais para outras partes do cérebro felino responsáveis pelas emoções e reações, como as amígdalas e o hipotálamo. 

Catnip é uma daquelas plantas não tóxicas para gatos, muito menos viciante. Tem benefícios positivos e ajuda a aliviar ou prevenir o estresse nos bichanos, estimulando a brincadeira e o exercício mental e físico. 

Porém, moderação e supervisão são importantes quando seu gato está próximo à planta, pois a exposição excessiva pode torná-lo hiperativo ou agressivo.

A imagem mostra um gatinho cheirando catnip.
A catnip pode e deve ser oferecida aos bichanos. 

2. Aloe vera

Aloe vera é outra planta de interior segura para gatos que pode ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos. Ela tem propriedades altamente benéficas para pets, especialmente para tratar problemas de pele. 

Entre os benefícios da aloe vera para gatos, acredita-se que ela alivie os sintomas da dermatite, promova a cicatrização de feridas e possua propriedades antibióticas, anti-sépticas, regenerativas e anti-inflamatórias. 

Seu gato pode mastigar a planta, mas o ideal é que ela seja descascada antes de ser dada para o felino. Certifique-se de que ele não coma em grandes quantidades, pois a ingestão de muito gel de aloe vera pode causar problemas digestivos ao gato.

Foto de parte interna da planta aloe vera
Os bichanos devem consumir o gel da aloe vera deve com moderação.

3. Camomila Alemã 

A camomila alemã, uma entre várias plantas medicinais para gatos, pode ser usada para limpar as sujeirinhas dos olhos do bichano, aliviar a conjuntivite felina (sempre como um complemento ao tratamento veterinário) ou acalmar a pele irritada. 

Quando ingerida, a infusão de camomila pode ajudar a tratar problemas gastrointestinais leves. 

Comer muito da planta de camomila crua pode ser prejudicial para o seu gato, então certifique-se de que ele não a mastigue com muita frequência. 

Outro ponto de atenção é sobre o cuidado em não plantar camomila romana, outra variedade da planta que é tóxica para os gatos.

Foto de várias flores de camomila-alemã.
São vários os benefícios da camomila alemã para os gatinhos. 

4. Valeriana

A valeriana, que produz um efeito sedativo em humanos, tem efeito oposto em gatos. Na verdade, alguns felinos não respondem à catnip, mas respondem ao cheiro forte da raiz de valeriana. 

Geralmente, se dá aos gatos a raiz da planta valeriana seca e cortada, porém você também pode encontrá-los mastigando as folhas.

A imagem mostra uma plantação de valeriana.
Ao contrário dos humanos, a valeriana apresenta inúmeros benefícios aos gatos. 

5. Alecrim

Dentro da categoria de ervas para gatos, o alecrim, assim como suas variações, fornecem vitaminas e minerais ao gato, além de propriedades diuréticas, anti-inflamatórias, purificantes e digestivas. 

Trata-se de um excelente relaxante muscular, e algumas gotas de óleo de alecrim podem ser usadas para massagear seu gato se ele sofrer uma lesão muscular. 

A imagem mostra a planta alecrim.
O alecrim pode funcionar como um complemento no tratamento de lesões nos felinos.

6. Tomilho

Muitos podem perguntar: “Pode dar tomilho para o gato comer?” Saiba que a resposta é sim! 

O tomilho fortalece o sistema imunológico e pode ajudar a combater doenças como cistite, bronquite ou parasitas intestinais, graças às suas propriedades expectorantes, anti-sépticas, balsâmicas e diuréticas.

Foto de alguns ramos de tomilho no chão.
Dentre as vantagens do tomilho aos gatos, destaca-se o fortalecimento do sistema imunológico.

7. Salsa

Muito benéfica para o sistema urinário do gato, é uma boa planta para gatos que sofrem de infecções do trato urinário ou pedras nos rins

Mesmo os gatinhos tendo permissão para comer, o cheiro do tempero costuma não ser muito atraente para eles, o que pode não causar tanto interesse do bichano ao se deparar com a planta. Para isso, experimente fazer um chá de salsa. Os felinos costumam adorar! 

Foto de folhas de hortelã-pimenta.
A salsa é uma excelente auxiliar no tratamento de problemas urinários nos pets. 

8. Hortelã-pimenta

Você já deve ter ouvido o conceito de aromaterapia em gatos, em que ervas e plantas são usadas (geralmente, por meio da extração do óleo) para o tratamento de ansiedade, enjoo, estresse e fadiga. 

A hortelã-pimenta, portanto, tem propriedades descongestionantes e é extremamente recomendada na aromaterapia, principalmente para gatos com problemas respiratórios. 

Foto de folhas de hortelã-pimenta.
O forte cheiro da hortelã-pimenta chama muita atenção dos gatos. 

9. Manjericão

Afinal, pode dar manjericão para gato? Saborosa e com cheiro forte, a planta pode ser consumida por gatos. 

O manjericão, assim como o endro e coentro, são plantas aromáticas que você pode cultivar dentro de casa ou no jardim, pois não são tóxicas para gatos.

Foto de ramos e folhas de manjericão.
O manjericão é uma planta segura para oferecer aos gatos. 

10. Palmeira Areca

A areca, ou palmeira-borboleta, é uma das plantas de interior mais utilizadas para decorar casas. Conhecida por sua aparência elegante e pela praticidade de cuidados, essa planta também é uma escolha popular entre os tutores de gatos.

Por ser um tipo de planta que precisa de bastante luz, a palmeira areca deve ser colocada em um local claro e quente da casa, mas sem receber muita luz solar direta. Por essa razão, não é de se estranhar que o seu gato frequentemente se deite ao lado da planta, desfrutando do mesmo calor e conforto.

Gif de um gatinho se esfregando em uma planta no vaso

11. Dente-de-leão

Estamos falando de uma planta rica em vitaminas A, B e D, além de conter diversos minerais e pouquinho de proteína — uma junção pra lá de proveitosa para os bichanos! 

No entanto, muitos gatos preferem não comer ou chegar perto da planta, uma vez que suas folhas são amargas e, em alguns casos, podem causar desconfortos estomacais, como vômitos e diarreia. 

Por isso, antes de deixar que o felino coma as folhas de dente-de-leão, experimente lavá-las bem e observar como ele reage à ingestão nas 48 horas seguintes.

Foto de uma plantação de dente-de-leão.
Rica em vitaminas, o dente de leão costuma atrair ou repelir gatos. 

12. Grama de milho de pipoca 

Pode parecer estranho, mas a grama de milho de pipoca pode ser oferecida tranquilamente aos felinos da casa. A planta, que costuma germinar rápido, pode ser cultivada em espaços onde o gato transita. 

Entre os benefícios da grama de milho de pipoca estão o controle das bolas de pelos e uma resistência maior a vômitos e diarreias. Pelo olfato, é comum que eles cheguem até ela, mas você pode oferecê-la diretamente de vez em quando. 

Se for plantar, lembre-se de escolher sementes orgânicas de lojas confiáveis, para ter a certeza que se trata da planta, e não outra parecida e possivelmente tóxica. 

A imagem mostra um gatinho comendo grama de milho de pipoca em um vaso branco.
Não há nenhum problema em deixar os gatinhos comerem a grama do milho de pipoca. 

13. Grama de alpiste

Assim como o milho de pipoca, a grama de alpiste é outra planta que pode ser muito bem aproveitada na saúde dos gatinhos, auxiliando na melhora do metabolismo desses felinos. 

Os benefícios também envolvem a eliminação de bolas de pelos — problema muito comum em felinos — e na melhora da digestão do gato, que terá um fluxo intestinal melhor. 

Foto de grama de alpiste no vaso.
Deixar grama de alpiste no quintal pode incentivar os gatinhos a se aproximarem. 

14. Bambu

O bambu, além de ser uma das plantas que gatos podem comer, é capaz de ornamentar muito bem os espaços onde é plantado na casa, servindo tanto como alimento para o bichano quanto uma ótima planta de decoração. 

Mas atenção: muitas plantas são rotuladas indevidamente como bambu, o que exige observar atentamente onde está comprando e se a semente é, de fato, o bambu original. 

A imagem mostra um gato comendo folhas de bambu.
O bambu, assim como diversas outras espécies de plantas, é benéfico à saúde dos gatos. 

15. Planta-aranha

Resistente, fácil de cuidar e com crescimento rápido, a planta-aranha faz parte das plantas grandes seguras para gatos, além de extremamente benéfica para os humanos da casa. 

Ela age como um purificador natural, livrando a casa das toxinas presentes no ar. Suas folhas pendentes e pontiagudas chamam a atenção dos bichanos, que podem ficar um bom tempo cheirando ou comendo a planta. 

A imagem mostra uma planta-aranha no vasinho.
Linda, compacta e purificadora do ar, a planta-aranha é uma ótima escolha para se ter em casa.

16. Capim-santo

Conhecida também como capim-limão, capim-cheiroso ou, mais popularmente, capim-cidreira, a planta é uma das mais conhecidas no Brasil, sendo utilizada por humanos e outros animais. 

Será mesmo que gato pode comer capim santo? A resposta é sim! Os bichanos adoram o cheiro e o sabor da planta, que ajuda na concentração de fibras, na digestão e no trânsito intestinal. 

Embora também seja usada como uma planta auxiliar no tratamento de algumas doenças, saiba que a utilização de plantas em tratamentos de saúde precisa ser monitorada por um médico veterinário, a fim de não interferir no uso dos medicamentos.

Foto de uma plantação de capim-santo.
Deixe capim-santo no quintal para promover a melhora na digestão e trato intestinal do seu gatinho.
  

17. Maranta-cascavel

Assim como existem plantas seguras e plantas tóxicas, também existem as plantas inofensivas aos bichanos, ou seja, mesmo que não despertem desejo no paladar, não terá riscos de se intoxicar. 

É o caso da maranta-cascavel, uma plantinha que pode ornamentar muito bem ambientes externos e dividir o espaço com os peludinhos de quatro patas. 

A imagem mostra uma maranta-cascavel próxima à janela de um apartamento.
Ótima para decoração de casas, a maranta-cascavel é uma planta segura para gatos. 

18. Rabo-de-burro

Nativa do México, mas também está presente em solo brasileiro, trata-se de uma planta suculenta de folhas verde-prateadas arredondadas que ficam penduradas como se fossem cachinhos. 

A rabo-de-burro é uma planta segura para gatos e outros animais de estimação. Contudo, atente-se no momento de comprar, pois ela parece muito com a colar-de-pérolas, uma planta tóxica para a maioria dos pets. 

A imagem mostra a planta rabo-de-burro no vaso em um quintal.
A planta rabo-de-burro costuma chamar a atenção dos gatinhos seja pelo cheiro, pelas cores ou pelo gosto. 

19. Flor de maio

Quem disse que o cacto seria uma planta segura aos gatinhos? Pois bem, saiba que a flor de maio não apresenta riscos aos pets, desde que sejam mantidas a uma certa distância, já que seus ramos costumam cair com facilidade. 

É uma ótima opção para pendurar na varanda ou plataformas mais altas, a fim de contemplar a beleza dessa planta. 

Foto de uma flor de maio no vasinho em cima da grama.
Gatinhos costumam gostar muito do cheiro da flor de maio. 

20. Echeveria

Quando falamos em plantas para os felinos, é muito comum dúvidas como se a samambaia é tóxica para gatos ou se a espada de são jorge faz mal para gatos. 

Outra pergunta muito frequente é se suculentas são tóxicas para gatos. No entanto, ao contrário das duas outras plantas acima, ela é considerada muito segura para os peludinhos de quatro patas

A suculenta da espécie echeveria é uma linda planta, com folhas carnudas que armazenam muita água, e pode ficar perfeitamente nos ambientes onde o gato circula. 

Foto de uma Echeveria.
Suculentas não são tóxicas para gatos, ao contrário do que se possa imaginar. 

Você deve ter percebido o quanto esses felinos adoram praticar seus instintos, não é mesmo? A relação dos gatos com as plantas é instintiva, então cabe aos tutores oferecerem as melhores opções aos peludos. 

Que tal conhecer alguns produtos para casa e jardim disponíveis no pet shop online da Tudo de Bicho? São várias opções em vasos, sementes, cachepôs, ferramentas e acessórios. É só clicar no banner aqui embaixo! 

O banner diz: Produtos para casa e jardim; Comprar com 10% de desconto*;*Válido para a primeira compra a partir de R$ 149; Use o cupom BLOG10.

3.15 avg. rating (64% score) - 13 votes

    Comentários

    1. yuca es toxica disse:

      nos funciono mucho…….

    2. Maria Cecilia Ferreira Isidro disse:

      Achei ótimas informações. Eu estava a procura de instruções sobre plantas apropriadas. Senti falta somente de saber mais sobre quais as plantas medicinais que devemos limitar aos gatos e sobre onde encontro mudas dessas plantas.!

      1. Luana Maciel disse:

        Olá, Maria Cecilia! Tudo bem?
        Ficamos felizes com o seu comentário e agradecemos a sugestão. Estamos sempre trazendo novas informações.
        Acompanhe nosso blog!

    3. Cristiana Silva dos Santos disse:

      Fiquei muito feliz com o conteúdo estou querendo fazer um jardinzinho para meus gatilhos, bjsss

      1. Luana Maciel disse:

        Olá, Cristiana! Tudo bem?
        Que legal! Que bom que gostou 😀 Toda semana temos conteúdo novos.

    4. Elizabete Barros de Almeida disse:

      Boa noite !! .Por favor existe alguma Erva alguma planta que eu possa dar para ajudar curar a Anemia do meu gato?? Estou ansiosa por uma ajuda ? Aguardo retorno .

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá, Elizabete! Tudo bem?
        Você deve levar o seu gato ao veterinário para que ele possa examinar o animalzinho e indicar o melhor tratamento para ele.
        Abraços,
        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    5. Ketllymn dos Santos Belarmino disse:

      Ola boa noite tenho um felino em casa de 6 semanas. Tino esteve internado alguns dias e o veterinário apenas receitou o milk. E eu esqueci de perguntar se ele poderia ingerir água…Gostaria de saber se ele ja pode inserir água ?

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá, Ketllymn! Tudo bem?
        Desejo que o Tino melhore logo. Os gatos, precisam se manter hidratados, desde filhotes, eles gostam de água sempre limpa e fresca, de preferência com água corrente em bebedouros ou fontes.
        Abraços,
        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    6. Greicy disse:

      Boa noite meu gatinho tá com problema respiratório levei a veterinária ela disse q ela está com o infecção no pulmão deu antibiótico já e fortificante mais ainda melhorou qual chá seria o melhor pra ajudar ela respirar e fazer cocô ela só tá urinando

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá, Greicy! Tudo bem?
        Desejo melhoras para o seu gatinho! Como ele já está em tratamento médico é recomendado esperar o final do tratamento para o efeito total dos remédios.
        Qualquer dúvida oriento procurar novamente o médico veterinário para que ele possa acompanhar a situação.
        Abraços,
        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    7. Daniel Rodrigues disse:

      Muito interessante, e instrutiva . Ajuda os tutores a cuidar dos seus animais de estimação.
      Parabéns pela iniciativa.

      Daniel

    8. Érika Alves Oliveira disse:

      As ervas medicinais devem ser administradas como planta ou como chá para os felinos?

      1. Sarah disse:

        Oi Érika, tudo bem?
        Geralmente essas ervas são seguras para consumo como planta mesmo. O uso de plantas como chá é melhor orientado pelo médico veterinário.
        Esperamos ter ajudado!

    9. Eliana disse:

      Muito bacana as dicas, super legal. Grata

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo