Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Doenças oculares em gato

Os olhos do gato são uma região bem sensível, sendo assim, são vulneráveis a algumas doenças oculares. Por isso, é importante que os tutores estejam atentos a qualquer indício de que os olhos do animal não estão funcionando corretamente.

Algumas doenças oculares em gato podem prejudicar a capacidade de enxergar do animal, e até levá-lo à cegueira parcial ou total. É preciso ficar atento para que elas não evoluam para um quadro mais grave, então quanto mais cedo diagnosticado, mais eficaz será o tratamento.

No geral, alguns sintomas podem ser identificados facilmente. Por exemplo, se o felino está lacrimejando de forma excessiva ou se está com a membrana do olho aparecendo, chamada de “terceira pálpebra”, pode ser um sinal que há algo de errado com a saúde ocular.

Muitas doenças na visão dos gatos podem ser causadas por vírus, fungos e bactérias, que causam secreções dentro dos olhos, indicando um primeiro sintoma.

Conheça as principais doenças oculares nos gatos:

  • Conjuntivite

É a doença mais comum nos bichanos, e se trata de uma inflamação da membrana mucosa que cobre o olho do animal. É altamente contagiosa e pode ser provocada por diversos motivos.

Além da lacrimação e vermelhidão na região, que são sintomas comuns, o gato ainda pode apresentar coceira, olho remelando e secreção com coloração amarelada ou escura.

Independente do sintoma, é fundamental consultar um especialista para que possa recomendar o melhor tratamento para cada bichano.

  • Glaucoma

Mais comum em felinos idosos, o glaucoma é o aumento da pressão intraocular e acúmulo de líquido aquoso na região dos olhos, causando dificuldade de enxergar e perda progressiva da visão.

É considerada uma doença “silenciosa”, então os tutores devem estar atento aos sintomas. Geralmente o olho do gato está vermelho, com pupilas dilatadas e opacas. Infelizmente não é possível recuperar parte da visão perdida, mas é possível retardar o avanço do glaucoma em gatos.

  • Catarata

Geralmente mais comum em gatos velhos ou diabéticos, a catarata afeta a lente dos olhos, que gradualmente assume um tom esbranquiçado, impedindo que a luz entre no olho. Sendo assim o bichano fica com a visão prejudicada.

Os principais sintomas para reconhecer a catarata são: a mudança na coloração dos olhos, que ficam mais esbranquiçados ou azulados, e opacidade na região. Perceba se o gatinho está esbarrando nos lugares por causa da vista debilitada. 

  • Uveíte felina

Se trata da inflamação da úvea, uma região localizada na parte central do olho, composta pela íris, coróide e corpo ciliar. pode ser causada por pequenas lesões e agressões no olho, como também pode ser consequência de doenças pré-existentes nos gatos, como a catarata.

Dentre os principais sintomas, estão os olhos dilatados, lacrimejando em excesso, vermelhidão, sensibilidade à luz, piscar excessivamente, dor e também incômodo na região.

Diagnóstico e tratamento:

Sempre preste atenção no comportamento e sinais que o seu bichano demonstra. Se perceber que o animal lacrimeja muito, coça a região dos olhos ou não parece enxergar bem, pode indicar que ele esteja com algum problema de visão.

Por isso, ao perceber qualquer alteração, procure o quanto antes a ajuda de um médico veterinário de confiança. No geral, as doenças podem ser tratadas com tranquilidade em casa, mas o especialista irá indicar o tratamento mais adequado para o seu gato.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo