Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Gastrite em cães

A maior parte dos tutores leva seu cãozinho ao veterinário quando o bichinho está com sintomas de vômito e/ou diarreia. Esses dois sinais são bem inespecíficos, podem indicar uma grande variedade de doenças e processos patológicos. Uma dessas doenças é uma condição chamada gastrite.

O que é gastrite canina?

O significado literal é inflamação do estômago. Geralmente se caracteriza por um episódio agudo de dor de estômago em seu cão, podendo estar associado a mais condições crônicas. As causas podem ser influências externas, como alimentos e toxinas, mas também pode ocorrer por distúrbios metabólicos, parasitas intestinais e até câncer.

Quais são os sintomas?

Como o estômago do seu cão faz parte do trato gastrointestinal superior, o principal sintoma da gastrite é o vômito. Outros sintomas, por exemplo, podem incluir diminuição do apetite e letargia.

Entretanto, vários episódios de vômito podem irritar o esôfago do seu cão. Quando isso acontece, você pode começar a ver sangue no vômito do seu cão. Claro, vômito com sangue pode ser um sintoma de algo mais sério, portanto, sempre procure atendimento veterinário se notar esse sintoma.

Se a gastrite for severa ou crônica, seu cachorrinho também pode apresentar sangue nas fezes. O abdômen fica dolorido e o bichinho vai ter uma postura diferente, de modo a proteger a barriga, arqueando um pouco as costas.

Quais são as causas da gastrite em cães?

A gastrite aguda não é uma condição incomum em cães. A maioria desses episódios é causada por má alimentação, o que significa apenas que seu cão comeu algo que não deveria. Pode ser desde ração estragada, comida crua (específica para cães ou não) contaminada com bactérias, alimentos gordurosos e até mesmo itens não alimentares como lixo ou areia de gato.

Outras causas de gastrite também podem ser de medicamentos antiinflamatórios não esteróides, antibióticos, fungos, doenças do fígado, infecções fúngicas, mastócitos associados ao trato gastrointestinal do seu cão e pancreatite. Por isso, se o seu cão sofre de vômitos crônicos ou intermitentes e também duram duas semanas ou mais, ele pode estar sofrendo de uma forma mais crônica de gastrite.

Como é diagnosticada a gastrite em cães?

Quando você leva seu cão ao veterinário por vômitos que não são crônicos, com menos de duas semanas de duração, provavelmente será feita a análise inicial, onde serão solicitados exames de sangue e exame de fezes. 

O exame de fezes dirá ao veterinário se seu cão contraiu um parasita intestinal e o exame de sangue dará a seu veterinário uma avaliação do funcionamento de seus órgãos, também se há desidratação ou desequilíbrio eletrolítico.

Se o abdômen do seu cão doer ao toque, o veterinário também poderá fazer um raio-x abdominal, com o objetivo de detectar possível pancreatite. 

A radiografia também auxilia o veterinário a visualizar se há um padrão anormal de gases no trato intestinal de seu bichinho ou se há um corpo estranho. Se a gastrite do seu cão for mais crônica, o veterinário pode querer fazer testes mais especializados.

Como é tratada a gastrite em cães?

Muitos casos de gastrite aguda são considerados autolimitantes e podem melhorar sem qualquer atenção médica veterinária real. 

Caso seu cãozinho comece a vomitar, retenha a comida imediatamente por 24 horas, mas permita que ele tenha acesso a pequenas quantidades de água. Se a condição persistir mesmo consumindo apenas água, procure atendimento veterinário imediatamente. Se após 24 horas seu cão não apresentar vômitos, experimente alimentá-lo com uma dieta leve, como frango ou peru com arroz branco ou batata branca.

Dê-lhes refeições pequenas e frequentes, em vez de uma ou duas refeições por dia. Gradualmente, misture a comida normal do seu cão depois de alguns dias de dieta branda até que ele esteja de volta ao seu alimento principal. Se a qualquer momento o bichinho voltar a apresentar sintomas, procure atendimento veterinário.

O atendimento médico veterinário envolverá terapia para repor os fluidos que seu cão perdeu por causa do vômito. Pode ser administrado por via subcutânea ou, se o caso for mais grave, por via intravenosa. Seu veterinário também poderá prescrever medicamentos para prevenir náuseas, protetores gastrointestinais e medicamentos que ajudam a aliviar quaisquer úlceras.

Os tratamentos para casos crônicos de gastrite dependerão do que está causando os sintomas crônicos. Da mesma forma, o prognóstico para gastrite aguda é bom, mas o prognóstico para gastrite crônica dependerá da causa subjacente. Se você estiver preocupado com o vômito do seu cão, converse com o seu veterinário sobre o risco de gastrite.

IMPORTANTE: Jamais automedique seu pet! Qualquer condição que interfira na saúde do seu cão precisa ser analisada por um profissional. Muitas doenças podem ser prevenidas e eliminadas com uma simples consulta ao veterinário.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo