Cachorro
6 min
Você tem um gato soltando muito pelo em casa, está preocupado(a) com um suposto excesso de queda e, por isso, chegou até aqui em busca de informações para entender se isso é normal ou não. Certo?
A princípio, a queda de pelo é um processo natural. Porém, o excesso realmente pode indicar algum problema de saúde, como doenças de pele, alergias alimentares, presença de fungos e parasitas, entre outros.
Por esse motivo, é preciso ter bastante atenção para entender até que ponto a queda de pelos é considerada normal e quando é preciso se preocupar. Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber a seguir!
Se o seu gato solta muito pelo por toda a casa, isso não necessariamente é uma situação provocada por um problema de saúde. A queda é um processo natural para todos os felinos por conta de alguns motivos. Veja os principais a seguir.
Nada mais é do que a troca de pelagem natural dividida em três etapas: anágena, fase inicial de crescimento; catágena, fase de repouso; e telógena, quando, de fato, ocorre a queda de pelos.
Imagine o ciclo folicular como uma fábrica de pelos dentro do corpo do felino. Essa fábrica tem várias etapas para fazer cada pelo:
A queda de pelos é normal e faz parte desse ciclo. É como se a fábrica estivesse sempre renovando seus produtos para manter os gatos sempre com pelos novos e saudáveis. Então, quando você vê pelos do seu gato pela casa, é sinal de que a fábrica está funcionando direitinho!
A troca sazonal é um outro fator natural que explica por que o gato solta muito pelo. Esse processo acontece como forma de adaptar os felinos às mudanças climáticas das diferentes temperaturas do ano.
Na primavera, os bichanos perdem pelos mais grossos para terem uma pelagem mais fina e fresca para o verão. Já no outono, eles fazem o inverso, trocando os pelos finos por mais grossos, como forma de se preparar para as baixas temperaturas do inverno.
A idade também influencia! É natural que os gatinhos soltem bastante pelo por volta dos quatro meses de vida. Durante esse período, eles perdem a pelagem de filhote e começam a desenvolver a pelagem de adulto.
Assim como os cães, também existem raças de gatos que soltam muito pelo naturalmente por conta da pelagem longa e densa, como o gato Persa, Maine Coon e o Himalaia, por exemplo.
Embora a queda de pelos seja normal, o excesso pode ser um sinal de alerta para os tutores, indicando desde questões simples de cuidado no dia a dia até problemas de saúde um pouco mais sérios.
Portanto, entender as possíveis causas é fundamental para garantir o bem-estar e a saúde do seu pet. Veja abaixo alguns dos problemas mais recorrentes que podem provocar a queda de pelos.
Um dos principais motivos que explicam um gato soltando muito pelo é o estresse, já que esses felinos são emocionalmente sensíveis por conta da sua natureza. Eles são criaturas de hábitos e valorizam a previsibilidade em seu ambiente.
Qualquer mudança significativa, seja na rotina diária ou no ambiente físico, pode ser percebida como uma ameaça, levando a um estado de ansiedade e estresse, que pode causar uma série de reações físicas, incluindo a queda de pelos.
Como está a alimentação do seu gato? A dieta dele contém todos os nutrientes que ele precisa para se manter ativo e saudável? Caso a queda de pelos esteja acima do normal, é preciso checar a qualidade dos alimentos que ele come no dia a dia.
A pelagem dos felinos é composta principalmente de proteínas, em especial a queratina. Se a dieta não oferecer proteínas suficientes ou se forem de baixa qualidade, o pelo pode se tornar opaco, frágil e, por fim, cair.
Além disso, a falta de vitaminas e minerais importantes para a saúde da pele e da pelagem, bem como ácidos graxos como ômegas 3 e 6, pode ser o motivo do problema.
As coceiras e lambeduras intensas causadas por alergias podem provocar inflamações e feridas na pele, além da queda de pelos. Neste caso, é preciso investigar para entender qual o tipo de alergia que acomete o pet. As principais são:
Um gato caindo muito pelo também pode estar com alopécia, uma condição que provoca a queda localizada no corpo, podendo, também, causar vermelhidão na pele.
A alopécia pode acontecer por conta de outros problemas de saúde, entre eles a dermatite, alergias alimentares, queimaduras de sol, além da gestação e amamentação, por conta das mudanças no metabolismo.
Alguns distúrbios endócrinos, como o hipertireoidismo, por exemplo, deixam a pele seca e sem brilho, podendo provocar a queda de pelos nos felinos.
Esse tipo de problema é muito difícil de ser diagnosticado. Por isso, é importante visitar um profissional logo ao notar que o pet está perdendo mais pelos que o normal.
As dores físicas também podem explicar um gato soltando muito pelo. Problemas articulares, como artrite e artrose, além de fraturas e traumas podem fazer com que o felino se lamba de maneira excessiva, consequentemente gerando a queda.
Mas, afinal, quando devemos ligar o sinal de alerta ao notar o gato soltando muito pelo? A situação pode ser considerada preocupante quando:
Se perceber algum desses sinais, o mais indicado é levar o pet para uma consulta com o médico-veterinário. O profissional fará uma avaliação mais detalhada para identificar a causa exata e prescrever medicamentos e, se necessário, suplementos e vitaminas para gatos.
“Meu gato solta muito pelo, o que fazer?” A primeira dica é: já que a queda pode ser um sinal de que algo não está bem, então, é sempre bom levar o gatinho no médico-veterinário para checar se está tudo em ordem com ele.
Com a saúde do peludo em dia, veja a seguir algumas dicas para diminuir a queda e manter a pelagem do seu gatinho saudável.
Dar comida boa para o seu gato é superimportante, e uma ração de qualidade é mais que fundamental para manter os pelos fortes e bonitos. As do tipo premium e super premium são as mais indicadas, pois utilizam ingredientes de qualidade e oferecem os principais nutrientes que o organismo felino precisa.
Ao mesmo tempo que a escolha da ração é importante, oferecer alimentos “humanos”, que não foram feitos para gatos, pode desequilibrar a dieta do felino.
A maneira mais prática de amenizar a queda de pelos em gatos é criando uma rotina de escovação.
Assim como você penteia seu cabelo, os felinos também precisam ser escovados. Isso ajuda a remover os pelos mortos e faz com que eles não caiam tanto pela casa. É bom fazer isso umas duas vezes por semana, pelo menos.
O local onde o seu bichano passa a maior parte do tempo deve estar sempre bem limpo. Essa é uma forma de evitar a proliferação de microrganismos como fungos e ácaros, responsáveis por provocar sérios problemas de pele nos pets.
Ah, e não se esqueça de todos os acessórios usados por ele no dia a dia, combinado? Isso inclui: cobertores, caminhas, coleiras, entre outros. Tudo deve ser higienizado com frequência.
Seu gato gosta de dar alguns passeios sozinhos durante o dia? Saiba que isso, infelizmente, é muito perigoso para a saúde dele. Ele pode ser maltratado, atropelado ou simplesmente se perder.
Mas o que pouca gente sabe é dos riscos que ele corre de contrair uma série de doenças de pele, além de ferimentos ao entrar em brigas com outros animais. Por esse motivo, é fundamental restringir o acesso à rua.
Manter uma rotina, fornecer um ambiente calmo, evitar punições severas e garantir que eles tenham um espaço próprio e seguro é fundamental para prevenir o estresse em gatos.
Além disso, oferecer coisas para o gato brincar e arranhar, como brinquedos e arranhadores, ajuda a deixá-lo feliz e menos estressado. É o que chamamos de enriquecimento ambiental, que nada mais é do que uma forma de estimular os instintos naturais dos felinos.
Vale sempre lembrar que é normal os gatos perderem um pouco de pelo, principalmente quando trocam de pelagem, que é como se fossem trocar de roupa de acordo com a estação do ano.
O uso de antipulgas e carrapatos na frequência certa é importantíssimo para evitar a queda de pelos em gatos, além, claro, de prevenir vários outros problemas de saúde que esses visitantes indigestos podem causar.
Somos uma equipe apaixonada por animais! Buscamos ajudar os tutores de pets em diversos cuidados e necessidades. Por isso, nos dedicamos para oferecer os melhores conteúdos e produtos para cachorros, gatos, aves, roedores, peixes e outros bichinhos! 🐶🐭🐱🐰🦜😍
Cachorro
6 min
Cachorro
< 1 min