Cachorro
6 min
A gravidez psicológica em animais é um problema comum que afeta, principalmente, as fêmeas não castradas. Ela ocorre quando há uma desordem hormonal que causa mudanças físicas e comportamentais na fêmea, que apresenta todos os sintomas de uma gestação, sem estar gestante.
Durante o cio, muitos estímulos hormonais estão presentes, algumas fêmeas são mais sensíveis às oscilações hormonais, apresentando sinais clínicos de gestação mesmo não tendo tido contato com algum macho.
A pseudociese, conhecida popularmente como gravidez psicológica, apesar de durar em média duas semanas e raramente ser algo grave, é bastante incômoda.
Acontece principalmente em cachorras, já nas gatas a gravidez psicológica é rara. A diferença entre as cachorras e as gatas acontece por causa do ciclo estral. Enquanto a cachorra ovula espontaneamente, a gata precisa da cópula para que a ovulação seja estimulada.
Animais com gravidez psicológica demonstram alguns sintomas clínicos e comportamentais. Saiba como identificar:
Para amenizar os sintomas, os tutores precisam estar atentos a qualquer mudança comportamental e buscar ajuda de um profissional veterinário. Assim como qualquer outra condição de saúde, o remédio para gravidez psicológica deve ser prescrito por um profissional.
Você nunca deve automedicar seu bichinho. O profissional especializado irá indicar o tratamento ideal para ajudar a inibir a produção de leite e até secá-lo, e também aliviar os sintomas físicos, principalmente o inchaço nas mamas.
O animal com gravidez psicológica pode acreditar que qualquer brinquedo é sua cria, a proximidade com esses objetos geralmente potencializam os sintomas de gravidez psicológica. Por outro lado, o animal pode sentir a ausência desses filhotes se eles forem retirados repentinamente.
A castração é a melhor maneira de prevenir que as fêmeas desenvolvam gravidez psicológica. Evitando entrar no cio e sofrer com as alterações hormonais, o ideal é que a castração ocorra antes mesmo do primeiro cio, converse com o veterinário sobre a possibilidade da castração.
Caso sua gata ou cachorra não tenha cruzado, ao perceber qualquer alteração que indique que ela está prenha, consulte um especialista o mais rápido possível. É de responsabilidade do tutor manter a saúde do animalzinho em dia.
Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀
Cachorro
6 min
Destaques
5 min