Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

 Por que ter cachorros faz bem para saúde humana?

Os cães são conhecidos por seu companheirismo e lealdade. Mas, por que ter cachorros faz bem para a saúde humana? 

Além de cães-guia que podem ser treinados para detectar convulsões, terapia ocupacional, fonoaudiologia ou reabilitação física, os animais também são valorizados como companheiros, o que certamente pode afetar a qualidade de nossas vidas. 

Pesquisas em andamento mostram que ter cachorro faz bem para a saúde física e emocional. Além desses animais oferecerem companheirismo e aliviar o estresse do tutor, existem outros benefícios que vamos abordar neste post. 

Coração

Em uma pesquisa feita no ano de 2019 foi descoberto que possuir cães pode ser benéfico para a saúde cardiovascular humana porque, os tutores são mais propensos a serem fisicamente ativos, comer melhor, menos habituados a fumar e consomem menos açúcar. Também foi demonstrado que a contenção do estresse ajuda a prevenir doenças cardíacas e os cachorros são redutores comprovados do estresse – os participantes deste estudo científico relataram “reduções significativas no estresse” e “aumento da felicidade e energia” após uma sessão com um cão de terapia. 

Saúde mental

Foi comprovado que tutores de cachorros caminham, em média, cerca de três vezes a mais do que pessoas sem pets. Embora o exercício seja benéfico para a nossa saúde física, também apoia a nossa saúde mental, liberando endorfinas que nos ajudam a nos sentir bem. Além disso, esses animais  fornecem um senso de propósito e companheirismo para seus cuidadores. 

Um estudo de 2015 revelou que crianças com TDAH que liam para animais reais demonstraram melhora em compartilhar, cooperar e se voluntariar e em problemas comportamentais do que crianças com TDAH que liam para um bicho de pelúcia. Outro estudo constatou que crianças autistas ficam mais calmas e interagem mais na presença de porquinhos-da-índia do que com brinquedos.

Ajudam os idosos com função cognitiva e interação social

A terapia com cães de serviço com pessoas idosas melhora a função cognitiva de residentes com doenças mentais em cuidados de longo prazo. Para mais, ocorrem reduções significativas nos comportamentos agitados em idosos com demência e melhora as interações sociais.

Ademais, os pets podem proporcionar uma fonte de comunicação não-verbal positiva. A interação lúdica e o toque gentil de um animal dócil e bem treinado podem ajudar a acalmar um paciente com Alzheimer e diminuir o comportamento agressivo – assim como a simples exposição a aquários ou tanques de peixes.

Os estudos científicos sobre este tema ainda estão sendo feitos para sabermos em quais outros campos os cachorros podem nos ajudar. Em síntese, é importante se certificar também da saúde de seu animal levando em consultas veterinárias, deixando as vacinas em dia e oferecendo a alimentação correta.  

Lembre-se que um amigo de quatro patas é um compromisso e uma responsabilidade de longo prazo, é crucial mantê-lo saudável e seguro.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo