Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como saber o sexo do peixe?

Descobrir se o peixe é fêmea ou macho, pode ser ou uma tarefa fácil ou extremamente difícil. Isso irá depender da espécie do peixe, porque alguns apresentam características físicas indicando o sexo, outros, porém apresentam poucos sinais.

Para descobrir o sexo de um peixe, você deve principalmente observar as características físicas e o comportamento do animal. As espécies de peixes são muito diversas, por isso não existe uma regra única de como saber se o peixe é macho ou fêmea, isso pode depender das particularidades da espécie. Além disso, você pode consultar um especialista para obter mais informações. 

É comum ouvir que os peixes machos, de determinada espécie, são territorialistas e briguentos. Por isso, é melhor evitar que eles sejam colocados junto no mesmo aquário, nesse caso saber o sexo os peixes é importante para cuidar de forma adequada dos bichinhos.

Confira como identificar o sexo das espécies de peixes mais comuns em aquários ornamentais.

Betta

Os Betta são comuns e bem populares entre os tutores de peixes. Para saber se esse peixe é macho ou fêmea, uma das principais diferenças é o tamanho das barbatanas, as das fêmeas são curtinhas, já as dos machos são longas e exuberantes.

Outra diferença importante entre os peixes Betta, é a diferença nas cores, que costumam ser mais fortes e vibrantes nos machos. Eles também possuem um corpo mais largo em relação às fêmeas, já elas são mais alongadas.

Acará-bandeira

Diferenciar o sexo de um Acará-bandeira não é tarefa fácil. Quando eles são peixes novos é quase impossível fazer distinção. Já na fase adulta, algumas diferenças discretas podem ser observadas. Nas fêmeas o formato da cabeça costuma ser levemente mais arredondado, e a barriga delas costuma ser mais larga.

Kinguio

A espécie Kinguio também é uma das que apresenta diferenças sutis entre o peixe fêmea e macho. As fêmeas tendem a ser mais largas e arredondadas do que os machos, algumas podem apresentar barrigas protuberantes, quando começam a desenvolver as ovas.

Nos machos, que costumam ser mais esguios e alongados, a principal característica é o surgimento dos chamados órgãos de pérola, que são pequenos pontinhos que aparecem na região do opérculo perto da cabeça.

Independente da espécie, é mais fácil distinguir se o peixe é macho ou fêmea quando eles atingem a maturidade sexual, é a partir desse período que as diferenças se tornam mais visíveis.

Gostou de aprender como identificar se o peixe é macho ou fêmea? Conta aqui pra gente! E se você tiver um peixinho, conta aqui também! 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo