Cachorro
7 min
Hidropisia, ou barriga d’água, é uma infecção aguda e grave. Trata-se de uma síndrome onde os peixes ficam com a barriga extremamente inchada, devido ao acúmulo de água e outros fluidos, isso em razão da falência gradativa dos rins.
Confira aqui as causas, sintomas e quais as possibilidades de tratamento dessa condição que pode atingir seu peixinho. Confira!
A hidropisia é causada na maior parte dos casos por bactérias comumente presentes em todos os aquários e por meio de protozoários, vírus, propensão genética e exposição a más condições de água por médio/longo período.
Qualquer peixe dentro do aquário vai ficar exposto à bactéria causadora da hidropisia, mas animais saudáveis raramente são vítimas da doença, já que os peixes só são suscetíveis quando seu sistema imunológico foi comprometido.
Se todos os peixes estão sob estresse, é bastante comum que todos sejam infectados, mas também é possível que apenas um ou dois peixes adoeçam, especialmente quando uma ação imediata é tomada para evitar a propagação da bactéria.
À medida que a infecção progride, podem aparecer lesões na pele, a barriga se enche de líquidos e fica inchada, os órgãos internos são danificados e, por fim, os peixes morrem.
Mas, afinal, hidropisia em peixe tem cura? Mesmo com tratamento imediato, a taxa de mortalidade é alta. O sucesso do tratamento é muito improvável, a menos que o peixe seja diagnosticado nos estágios iniciais da infecção.
Os sintomas de infecção bacteriana podem variar amplamente. Alguns peixes, por exemplo, apresentam a clássica barriga inchada, enquanto outros apresentam lesões cutâneas ou têm poucos sintomas.
Essa variabilidade é o que torna o diagnóstico difícil. Na maioria dos casos, uma série de sintomas são observados, tanto físicos quanto comportamentais.
Esses sintomas ocorrem progressivamente à medida que a doença avança. Órgãos internos são afetados, principalmente o fígado e os rins. Ocorre anemia, fazendo com que as guelras percam sua cor vermelha normal.
Conforme o abdômen se enche de fluido, os órgãos são empurrados para o lado, às vezes fazendo com que a coluna se curve. Escamas projetam-se do corpo, dando a aparência de uma pinha. Este sintoma é uma indicação clássica de infecção grave.
O agente que causa os sintomas da hidropisia é geralmente a bactéria Aeromonas, uma das várias bactérias gram-negativas presentes na maioria dos habitats de aquário.
A bactéria só causará infecções graves em peixes que já tenham o sistema imunológico comprometido. Isso pode acontecer como resultado do estresse de uma série de fatores, como:
Geralmente, uma exposição única ou de curta duração ao estresse não compromete a capacidade dos peixes de combater as infecções. Somente em um longo período de tempo o sistema imunológico dos peixes é afetado.
Quanto tempo dura um peixe com hidropisia? Saiba que a infecção causada pela doença não é facilmente curada. Alguns especialistas recomendam que todos os peixes afetados sejam sacrificados para evitar a propagação da infecção aos demais peixes saudáveis.
Sendo assim, tudo vai depender da gravidade da doença no organismo dos animais. Se a infecção for detectada precocemente e os peixes forem isolados para tratamento adequado, é possível salvar os peixes afetados.
O tratamento é voltado para corrigir o problema subjacente e fornecer cuidados de suporte aos peixes doentes:
Enquanto os peixes afetados são colocados em quarentena, faça uma troca de água no tanque original e monitore os peixes restantes de perto quanto ao aparecimento de sintomas.
Como acontece com muitas doenças, a prevenção é o melhor remédio. Quase todos os fatores que estressam os peixes podem ser evitados. Confira uma lista de itens que precisam de sua atenção:
Lembre-se que o segredo para evitar a hidropisia em peixes consiste em evitar ao máximo todos os fatores que geram estresse no animal, o que envolve oferecer uma água de qualidade no aquário.
É possível perceber uma água de má qualidade quando ela está acima dos 26º e repleta de sujeiras, potencializando as chances da proliferação de bactérias.
Uma boa prática é fazer a troca de 10% a 15% da água semanalmente. Assim, você diminui a carga de substâncias tóxicas, elimina as chances de bactérias e oferece um ambiente mais limpo e saudável aos peixes.
Todo aquarista deseja ter um aquário limpo e repleto de peixes com saúde. Para isso, é fundamental manter um conjunto de boas práticas visando manter o espaço higienizado por meio de manutenção constante.
Utilizar clarificantes de água, fazer a limpeza regular do filtro, oferecer comida de qualidade e sempre lembrar de limpar o fundo do aquário são excelentes práticas para manter o local sempre limpo e clarinho.
Se o aquário estiver bem conservado e os peixes tiverem uma dieta saudável, é improvável que surjam infecções que causem hidropisia.
Saiba que aquários são como “miniecossistemas”, ou seja, são vários elementos dependentes dos outros para conseguirem sobreviver. Se um elemento adoecer, pode ser fatal para todos os seres que vivem ali.
Para manter essa composição química em plenas condições de funcionamento, lembre-se de fazer a limpeza regular do filtro. De preferência, faça isso a cada um ou dois meses ou quando sentir que a água já está turva ou com muitas impurezas.
Qualquer resíduo ou impureza presente no tanque pode comprometer a qualidade da água e estimular a multiplicação de bactérias, o que pode causar a própria hidropisia ou diversas outras doenças derivadas de más condições da água.
Usar um bom acelerador biológico pode ser uma boa saída, visto que ele pode eliminar e prevenir algas e água verde. Outro benefício do produto é melhorar a fotossíntese das plantas do espaço e promover aos peixes uma melhor absorção dos nutrientes.
Manter uma quantidade superior de peixes presentes no aquário pode ser extremamente danoso para a saúde dos animais, para a qualidade da água e o bem-estar de todos os seres que vivem ali.
Quanto mais peixes estiverem no aquário, mais restos de sujeiras e decomposição você terá que lidar. Para não exceder o número de animais no espaço, use a regra de 1 cm de peixe por litro de água.
Muitos pensam que o maior risco de dar comida em excesso aos peixes é que eles comeriam sem parar e, assim, poderiam morrer. Essa situação pode acontecer, mas o maior perigo dessa ação está em aumentar o acúmulo de resíduos no aquário.
Quando há comida em excesso, os peixes não comem, e o que resta vai direto para o fundo do aquário, um prato cheio para as bactérias e para a liberação da amônia, uma substância tóxica para os seres aquáticos.
Investir em uma boa ração para os peixes do aquário evita diretamente o risco de hidropisia — ou pelo menos diminui consideravelmente. Nesse caso,além da quantidade certa, atente-se à qualidade desses alimentos.
Analise as espécies que vivem no aquário e busque rações compatíveis com as necessidades alimentares de cada uma. Preste atenção no tamanho dos grãos e na composição dos nutrientes nas embalagens.
Assim, você oferece nutrição na medida certa para todos os moradores do aquário e reduz o risco de bactérias e outras doenças.
Se estiver procurando boas opções de ração para peixes — tentando evitar a hidropisia —, confira as marcas disponíveis no pet shop online da Tudo de Bicho.
No site, você encontra uma variedade de alimentos para peixes betta, peixes de fundo, kingos, carpas, ciclídeos e peixes carnívoros. Basta clicar no banner abaixo e conferir tudo!
Somos uma equipe apaixonada por animais! Buscamos ajudar os tutores de pets em diversos cuidados e necessidades. Por isso, nos dedicamos para oferecer os melhores conteúdos e produtos para cachorros, gatos, aves, roedores, peixes e outros bichinhos! 🐶🐭🐱🐰🦜😍
Cachorro
7 min
Destaques
6 min
meu peixe morreu de hidropsia ontem, triste doença, estou me sentindo culpado, pois não sabia de vários fatores que influenciavam o sistema imunológico do betta como ph da água, etc. Estou completamente triste e com depressão, eu amava o TED.
Olá, lamentamos a partida do Ted.
A hidropisia é um problema muito comum em peixes de aquário, tenho certeza que você fez tudo que era possível para salvá-lo.
Estou com um redcap com a doença mas em lago,como devo proceder o tratamento em todos?
Olá, Ivana! Tudo bem?
É recomendado mover o peixe infectado para outro tanque para separá-lo dos peixes saudáveis restantes.
Enquanto os peixes afetados são colocados em quarentena, faça uma troca de água no tanque original e monitore os peixes restantes de perto quanto ao aparecimento de sintomas.
Procure também um profissional especializado para que ele possa indicar o melhor tratamento.
Abraços,
Verônica Delpino
Médica Veterinária
CRMV-SP 33925
Meu Bunitinho há 4 dias esta sem comer e inchado… coloquei uma dosagem de sal amargo na esperança de ser constipação; mas lendo as informações acima acredito que seja hidropsia mesmo… 01 aninho de alegrias em casa 🙁
Oi, Eliana! Tudo bem?
Desejamos melhoras para o seu peixinho, que ele se recupere logo!
Orientamos que procure um médico veterinário para que ele possa auxiliar no tratamento.
Gente. O que é esse tanque hospital?
Quem me indica os alimentos ( de alta qualidade) adequados? Qual antibiótico que usa ?
Olá, Gabriela!
O tanque hospital é um tanque secundário para isolar os peixes infectados enquanto eles estão em recuperação.
Você pode conferir neste link do nosso site https://www.tudodebicho.com.br/peixes/racao-vitaminas-e-outros algumas opções de rações para peixes. Recomendamos que consulte um veterinário especialista para que ele indique a melhor opção de alimentação e também de antibiótico.
Olá Boa noite. Recentemente comprei 4 peixes e 2 deles estão com a barriga inchada ou grande. Será que pode ser hidropsia ?
Quais providências tenho que tomar?
Obrigado
Olá, Vinicius!
Além da barriga inchada o peixe pode apresentar outros sintomas também que indicam a hidropisia como: escamas eriçadas, olhos saltados.
Neste caso, recomendamos que procure um veterinário para que ele possa avaliar os peixes o quanto antes e assim indicar no melhor tratamento e na separação dos peixes contaminados dos saudáveis.
Onde que encontra um veterinário de peixe gente?! Pelo amor de Deus, passa pra gente a medicação pq eu já revirei minha cidade outras vizinhas e o máximo que achei foi um técnino bacaca que vende nutrição de peixe que me mandou dar descarga nos meus plati e compra outro! ಥ_ಥ
Oi Lê!
Veterinários especialistas em peixes podem ser difíceis de achar, infelizmente. Em alguns casos, especialistas em aquarismo e biólogos podem auxiliar com algumas dúvidas que possam surgir.
Para tratar um peixinho doente, é necessário montar o tanque hospital e administrar antibióticos, você encontra esse medicamento em petshops que trabalham com aquarismo.
Espero que seu peixinho fique bem!
Meu peixe platy está com a barriga enorme, mas está se alimentando bem e ativo, será a hidropsia ?
Oi, Mariliza!
É necessário ver se o seu peixe também apresenta os outros sintomas da hidropsia que destacamos aqui no texto, somente o inchaço na barriga pode não ser indicativo de alguma doença.
Parabéns pelo conteúdo! Muito importante esse cuidado com nossos Pets
Meu paulistinha está c0mendo e nadando normalmente e há 2 semanas inchando a barriga. Hoje está enorme e com a coluna curvada. Em dois dias peedi 1 camarão e 3 platis do nada. Pode ser hidropisia?
Olá Eduardo! Através deste relato, parece um caso de hidropisia sim mas, verifique com um especialista em aquarismo para que possa fazer o diagnóstico completo, pode haver algum bactéria no sistema do aquário.
Ola tudo bom?
Meu Betta estava com a barriga muito inchada, mas estava comendo normal, mas estava ficando muito no fundo do aquário, pois eu acredito que dei muita comida para ele…então liguei para uma veterinária que o levou para tratá-lo e 3 semanas depois o devolveu com a barriga normal, bem magrinho, porém com a ponta da cauda transparente, sendo que era vermelha e com umas manchinhas novas em baixo da boca…ela alegou que o sol pode mudar a cor do peixe pois disse que seu aquário ficava no sol e disse que a cauda estava se regenerando… isso pode ter acontecido mesmo ou será que me devolveram outro peixe? 🤔
Olá, Renata.
É possível que a mudança na cor da cauda do seu Betta e as manchinhas abaixo da boca sejam resultados de exposição solar, como a veterinária mencionou. A transparência na ponta da cauda pode indicar regeneração. No entanto, para garantir, observe o comportamento do peixe e compare marcas distintivas, como padrões nas nadadeiras, para verificar se é realmente o mesmo Betta que você tinha antes do tratamento.