Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como criar um Porquinho da Índia

Esse bichinho fofo, dócil e extremamente meigo, não é porquinho e nem é originário da Índia. Acredita-se que esse nome se deu a partir de uma confusão feita pelos navegadores que procuravam o caminho das Índias, e provavelmente os porquinhos são daqui mesmo, da América do Sul.

Atualmente é crescente o número de famílias que acolhe em seu lar esses roedores. Além de serem uma graça, não exigem muito espaço e muito tempo.

Características

O porquinho da Índia é naturalmente assustado, por ser uma presa em meio a natureza. Porém ainda sim é muito sociável, gosta do contato humano e se comporta muito bem convivendo com outros porquinhos.

Listamos aqui abaixo suas principais características:

  • Sua expectativa de vida é de 5 a 6 anos;
  • Sua pelagem pode ser curta, média ou longa e pode ter mais de uma cor;
  • Chegam a medir de 20 a 25cm e seu peso pode chegar até 1kg; 
  • Se alimentam de vegetais, ou seja, são herbívoros;
  • Os dentinhos dos porquinhos não param de crescer ao longo da vida;
  • Seus hábitos não são noturnos;
  • Não dormem a noite toda, preferem tirar pequenos cochilos ao longo do dia.

Cuidados necessários

Esse bichinho é bem independente e por isso muito fácil de cuidar, se tornando uma boa opção para quem mora em apartamento e para quem fica o dia todo fora. Confira aqui tudo o que precisa para que seu porquinho sinta-se feliz e siga sempre saudável:

Alojamento

Se você passa muito tempo fora de casa, providencie uma gaiola bem grande para seu bichinho, ou se tiver a possibilidade, construa um cercadinho para ele. O importante é que o alojamento seja térreo, e que o chão não seja de grade, pois machuca as patinhas do animal, e também precisa ser forrado com substrato.

Dentro da gaiola ou do cercadinho invista em acessórios. Os porquinhos da Índia na natureza vivem em tocas, cavadas por eles ou por outros animais, por essa razão invista em tocas, túneis e outros acessórios onde eles possam ficar escondidinhos.

Existem brinquedos de madeira para esses roedores, que são muito úteis não só para entretê-los, mas também para o desgaste dos seus dentes, o que é muito necessário devido ao crescimento constante.

Alimentação

Hoje em dia existem rações específicas para porquinho da Índia, que possuem em sua fórmula a quantidade ideal de proteínas e vitaminas que o bichinho precisa. A ração é a base da alimentação do bichinho, mas você pode oferecer complementos, e ele vai amar.

Dentre os alimentos permitidos para esses roedores estão a folha de couve e algumas frutas como, maçã, banana, laranja, mamão que são ótimas opções para o bom funcionamento do seu intestino devido ao número de fibras. Tenha cuidado com a quantidade oferecida ao seu bichinho, o excesso pode ocasionar problemas de saúde.

Um elemento que pode ser oferecido sem restrições é o feno de capim, que além de muito fibroso, auxilia no desgaste dos dentes do animal, evitando lesões e má-oclusão.

Higiene

Os porquinhos da Índia são animais extremamente higiênicos, costumam a fazer suas necessidades sempre no mesmo lugar. Já na hora do banho tem o mesmo costume dos gatinhos, eles se lambem.

No caso dos que tem pelos longos é recomendado que se dê banho com certa frequência (verifique junto ao veterinário), bem como no calor intenso a tosa pode ser considerada, lembrando que é importante que o procedimento seja feito por um profissional.

A escovação dos pelos deve ser feita periodicamente em qualquer tamanho de pelagem, seja curta, média ou longa. 

Fique atento ao substrato do alojamento, além de recolher os dejetos, é necessário fazer a troca regular do produto.

Ser tutor de qualquer bichinho demanda tempo, dedicação e carinho, então antes de adotar tenha toda a estrutura necessária para receber seu novo amiguinho. Como você pôde ver, os porquinhos da Índia são animais tão dóceis que com certeza vão conquistar seu coração!

E aí, gostou das dicas? Conta aqui pra gente!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

    Comentários

    1. kelvis pereira monteiro da silva disse:

      eu gosteis muito de saber sobre essa tudo de bicho entao quando tiver dica pode manda para mim bgd beij

      1. Luana Maciel disse:

        Olá, Kelvis!
        Ficamos felizes em saber que você está acompanhando nosso blog e gostando das dicas! Fique ligado, toda semana sai um post novo.
        Você pode se inscrever na nossa Newsletter para receber sempre que tiver novas dicas.
        Abraços 😀

    2. kelvis pereira monteiro da silva disse:

      eu gostei quando tive dicas pode manda para mim bgd

      1. Luana Maciel disse:

        Olá, Kelvis!
        Que bom que gostou das nossas dicas! Acompanhe nosso blog, toda semana temos um novo conteúdo 🙂

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo