Cachorro
2 min
Assim como outros pets, um hamster exige muitos cuidados, além de muito carinho e atenção. Futuros tutores desse pequeno podem achar que somente deixá-lo preso à gaiola para que ele se desenvolva é o suficiente.
Na prática, não é bem assim, e os hamster também demandam atenção não só nos seus aspectos físicos, mas principalmente na parte mental, a fim de não criar problemas emocionais no peludinho.
Se você está considerando investir nesse pequeno roedor, confira 5 dicas para que eles tenham uma vida saudável e feliz!
Um hamster feliz é um hamster bem alimentado! Eles são bichinhos onívoros, o que significa que podem comer praticamente tudo. Como são apaixonados por ração e petiscos, complemente a alimentação com frutas, legumes, grãos e sementes.
Não esqueça de fatiar em partes pequenas para que o hamster não engula tudo e sofra com má digestão. Outra dica é não deixar comida velha na gaiola, já que ele pode passar mal. Sempre disponibilize água limpa e fresca.
A gaiola do hamster deve ser higienizada de uma a duas vezes por semana, já que a higiene do bichano se baseia na limpeza do seu habitat natural. Lave com sabão neutro e água e deixe secar. Troque o forro da gaiola e utilize serragem para deixar mais confortável.
Os roedores são tão higiênicos quanto os gatos: eles passam boa parte do dia se lambendo. Essa atitude faz com que eles sejam bem limpinhos, mas caso queira limpá-lo ainda mais, não é indicado dar banho com água, isso pode fazer com que o hamster corra risco de vida. Procure alternativas, como banho à seco.
Roedores são tão higiênicos quanto os gatos: eles passam boa parte do dia se lambendo. Essa atitude faz com que eles sejam bem limpinhos, mas caso queira limpá-lo ainda mais, não é indicado dar banho com água, isso pode fazer com que o hamster corra risco de vida. Procure alternativas, como banho à seco.
Apesar de serem pequenos, os hamsters necessitam de espaço em seu habitat natural, por isso, na hora de comprar a gaiola, não leve em consideração somente o preço, lembre-se que os hamsters gostam de correr e brincar, e um espaço pequeno pode deixá-lo entediado e triste.
O ideal é que ela tenha pelo menos 20 cm de largura e esteja equipada com itens essenciais para a saúde do pet, como o chão granulado de madeira e o comedouro e bebedouro ajustados para o roedor.
Saiba que roedores são animais noturnos e mais ativos após as seis horas da tarde, portanto, ele pode ficar estressado caso queira acordá-lo de manhã. Respeite os horários fisiológicos do animal e, assim, ele será mais feliz.
Roedores são agitados e espertos. Quando não estão descansando, adoram brincar e necessitam movimentar-se para não sentirem tédio. Por isso, a gaiola do pet deve ser equipada com brinquedos, como roda giratória, escadas e tubos que permitam que ele corra para todos os lados.
A bola de exercícios é uma opção perfeita para que o hamster brinque fora da gaiola sem correr perigos externos, como entrar embaixo de um eletrodoméstico, roer fios elétricos ou entrar em ralos e canos e nunca mais ser encontrado. Para que o bichano não fique estressado, a brincadeira não deve passar de vinte minutos.
Você sabia que os hamsters são originários das regiões semidesérticas da Ásia, África e Europa? Esses locais oferecem o clima perfeito para o roedor: poucas chuvas e temperaturas mais amenas à noite.
Vindo de locais tão escassos, os hamster precisam de cuidados especiais para sua adaptação aos diferentes climas e biomas do Brasil.
Conheça mais algumas dicas de como cuidar de um hamster, pensando em oferecer mais qualidade de vida e longevidade a esse pequeno peludo!
No momento que estiver considerando comprar um hamster, saiba que não existe somente uma espécie doméstica do roedor.
No total, são 24 espécies de hamster pelo mundo. No Brasil, apenas duas são permitidas para a domesticação. Entenda melhor:
Hamster-anão-russo | Nome científico: Phodopus campbelli Permitido no Brasil: Sim Peso médio: 100 g Tamanho médio: 10 cm Uma das duas espécies liberadas no Brasil, o hamster-anão-russo é bem pequeno e com temperamento calmo e manso. O animal exige muito estímulos diários. |
Hamster-sírio | Nome científico: Mesocricetus auratus Permitido no Brasil: Sim Peso médio: 140 g Tamanho médio: 20 cm Você provavelmente deve ter essa espécie na cabeça quando se fala em hamster, afinal, é permitido domesticá-lo, tornando pequeno roedor mais popular no país. |
Hamster-chinês | Nome científico: Cricetulus griseus Permitido no Brasil: Não Peso médio: 40 g Tamanho médio: 12 cm De temperamento carinhoso e, às vezes, agressivo, o hamster chinês é proibido no país. Trata-se de um animal curioso e que adora a interação humana. |
Hamster Roborovski | Nome científico: Phodopus roborovskii Permitido no Brasil: Não Peso médio: 22 g Tamanho médio: 6 cm Você pode se impressionar com o tamanho minúsculo desse roedor, considerado o menor do mundo. Independente e rabugento, ele também tem seus momentos carinhosos. |
Sendo assim, verifique exatamente as necessidades que a espécie escolhida necessita, já que os hábitos e exigências das espécies são diferentes de uma para outra.
Se quiser comprar um hamster, quanto custa? O preço se diferencia de acordo com a espécie, mas é possível adquirir esse roedor por volta de R$ 10 e R$ 50.
Saiba que, no Brasil, é proibida a venda de filhotes da espécie, o que exige esperar que eles completem a maturidade sexual para serem vendidos, mais ou menos entre o segundo e terceiro mês de vida do animal.
No entanto, é importante verificar o orçamento, já que o custo com pet implica comprar uma boa gaiola, brinquedos, comedouros e bebedouros, além de gastos pontuais com higiene e saúde do hamster.
Se você tem um casal de hamsters em casa, saiba que eles podem dar filhotinhos. Se isso acontecer, busque auxílio de clínicas e associações que costumam cuidar desses roedores.
Hamster são animais frágeis, mas dificilmente ficam doentes. Quando isso acontece, os sintomas e o avanço da doença costumam ser rápidos, o que necessita muita atenção dos tutores.
Os indicativos de que as coisas não estão boas são:
Se isso estiver acontecendo, vá imediatamente ao médico-veterinário para exames mais detalhados.
A saúde bucal do hamster deve ser observada com muito cuidado. Esses roedores possuem dois dentes inferiores e dois superiores que costumam crescer bastante, sendo uma das únicas espécies que já nascem com a dentição desenvolvida.
Então, verifique se esses dentes não estão muito grandes e afiados e com risco de acidentes, uma vez que a espécie também tende a sofrer com a diminuição do cálcio com o tempo. Se notar essas características, leve-o ao médico-veterinário.
Hamsters são animais dóceis, brincalhões, amigáveis e excelentes pets para crianças e adultos. Dar brinquedos, oferecer petiscos e deixar a gaiola em um quarto separado do restante da casa durante o dia, para que ele durma bem, são alguns cuidados básicos para que ele seja um animal feliz e saudável.
Buscando itens para seu hamster? Clique no banner abaixo e confira os melhores produtos para roedores no pet shop online da Tudo de Bicho!
Somos uma equipe apaixonada por animais! Buscamos ajudar os tutores de pets em diversos cuidados e necessidades. Por isso, nos dedicamos para oferecer os melhores conteúdos e produtos para cachorros, gatos, aves, roedores, peixes e outros bichinhos! 🐶🐭🐱🐰🦜😍
Cachorro
2 min
Cachorro
5 min
Prezados, vi que trocaram a foto de capa por um hamster 🙂
Todavia, apenas para alertar que no corpo do texto, permanece a foto de dois porquinhos da índia comendo cenouras. Uma excelente semana!
Atenciosamente, Marina Simões.
pegamos um hamster agora aqui em casa mas ele sempre parece com uma carinha triste. no site https://www.petsalegres.com.br vi que é normal no começo mas será que é mesmo ?? o que posso fazer?
Concordo com a Marina, acho que naquela foto não são hamsters 😛
Olá, tudo bem?
Você e Marina tem razão! A foto era de porquinhos da índia, trocamos para uma de hamster 😉
Eu adorei a dica
Oi Natalia!
Que legal! Toda semana sai um post novo no blog, confira!
Ótimo conselhos. Amooooo minhas duas hamestes e cuido bem limpo os tubos todos os dias. Troco a foraçao de 3 em 3 dias,mas tiro as partes com coco todos os dias e preencho. Troco a água.solto num espaço limpo e cerdado.anoite brincamos muito.assim são felizes em quanto viverem.