Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Amizade entre cão e gato: 5 dicas para socializar os pets

A amizade entre cão e gato causa diversas dúvidas, mas os dois animais podem conviver muito bem e se tornar grandes aliados. Porém, muitas pessoas acreditam que as espécies são inimigas. Para a veterinária do Bichos & Mimos, Joyce Magalhães, o instinto de caça dos cães pode ser o responsável por essa lendária rivalidade. Já o gato enxerga o cachorro como uma potencial ameaça. “Ele se arrepia e sai correndo. O comportamento do gato faz com que o cão enxergue-o como presa e inicie a confusão”, reforça a veterinária.

Os bichanos têm tudo para serem bons amigos. Quem nunca se apaixonou depois de ver uma foto ou GIF retratando a amizade entre cão e gato? Não há como negar que eles são muito fofos! 

Faça a aproximação entre o gato e o cachorro

Para aproximar os pets, é necessário o uso de alguns equipamentos, como coleiras para cães e a caixa transportadora para gatos.  Depois de garantir que eles estão devidamente presos e em segurança, é recomendado colocá-los em uma distância que consigam perceber a presença um do outro.

Um labrador e um gato frajola deitados juntinhos dentro da casinha

Cães e gatos podem criar vínculos fortes de amizade.

Juliana Walkoff, consultora de marketing, conta que é de um cão e um gato e que eles convivem muito bem. “Tenho amigos que possuem gatos, e quando levo meu cachorro à casa deles, os gatos ignoram a presença do cão. O meu cachorro convive com outro gato e sabe respeitar o espaço dos felinos”, comenta. 

Dê petiscos 

Animais amam receber carinhos e petiscos. Mimá-los com  o snack favorito é uma boa solução para tornar o ambiente leve e descontraído, afastando qualquer possibilidade de briga e estresse. 

A dica é reforçar positivamente e, aos poucos, diminuir a distância. “Quando ambos se sentirem à vontade na presença um do outro, e você se sentir seguro, o gatinho pode ser solto”, orienta a Dra. Joyce. 

A amizade entre cachorro e gato pode ser leal e duradoura.

Deixe o gato sair da caixa 

Solte o gatinho da caixa transportadora. Lembre-se: só deixe o gato solto quando os dois pets estiverem tranquilos. Mantenha uma distância segura entre eles e brinque com dois os animais ao mesmo tempo.

Para a tutora Juliana Walkoff, o cão deve interagir com o gato todos os dias.  “Com o tempo o cachorro vai perceber que o gato não é brinquedo e nem presa, mas sim parte da família”.

Repreenda o cão 

Mesmo depois de praticar inúmeras vezes a aproximação, o cão pode ficar animado ao ver o gato brincando e correr atrás dele. É necessário repreendê-lo no mesmo instante, puxando-o pela guia até que ele aprenda a controlar seus instintos predatórios.

Caso as coisas fujam do controle e uma briga se instale, é importante ter uma rota de fuga para o gato. “Prateleiras em locais altos podem ser uma ótima opção. Não podemos esquecer que ambos devem ter seus locais próprios na casa”, recomenda a médica veterinária.

amizade entre gato e cachorro

Quando amigos, os dois amam brincar juntos.

Solte os pets e observe

Quando o ambiente estiver controlado e os dois animais permanecerem pacíficos é possível deixá-los soltos. Porém, sempre sob supervisão do tutor.

Avalie se os animais têm condições de continuarem soltos e “sozinhos”.  Para isso, é necessário praticar a aproximação diversas vezes até ter certeza que a situação está controlada. 

Segundo a veterinária Joyce, a amizade entre cão e gato pode existir. “Com paciência, comprometimento, amor e, seguindo as dicas sugeridas, com certeza, nascerá uma linda amizade”, salienta.

3.50 avg. rating (71% score) - 4 votes

    Comentários

    1. Laura disse:

      Muito obrigado pela dica

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo