Destaques
6 min
Indispensáveis para a mobilidade dos cãezinhos, as unhas cumprem um papel muito importante no dia a dia dos pets. No universo desses animais, elas também são usadas como mecanismo de defesa e como uma ferramenta para explorar e conhecer o mundo.
Os cuidados com essa parte do corpo também merecem (muita) atenção! Saber como cortar a unha de cachorro em casa proporciona mais qualidade de vida para o peludinho, auxilia no seu desenvolvimento saudável e evita acidentes.
Vamos direto ao ponto: você sabe como cortar as unhas do seu pet? Não? Então, leia o nosso post para saber um passo a passo de como realizar essa tarefa. Vamos lá?
Quem nunca viu um cãozinho passar horas cavando um buraco no chão, correndo pelo quintal sem parar, entretido segurando um ossinho ou extremamente relaxado coçando seu corpo?
Essas atividades só são possíveis pela função das unhas, tão essenciais na vida dos cachorros como os dedos são para os humanos.
Além disso, as unhas protegem o animal contra impurezas, empurram as células mortas para fora, dão mais estabilidade para as caminhas do pet e preservam as almofadinhas da pata.
Não há uma frequência certa de quando é o momento certo para aparar as unhas do doguinho. É preciso observá-las e identificar se o tamanho que elas estão no momento podem atrapalhar o cão nos seus movimentos mais básicos.
De modo geral, quando as unhas ultrapassam o limite das almofadinhas da pata (também conhecidas como coxins) e tocam o chão, atrapalhando a mobilidade do pet, é o momento de cortá-las.
Na dúvida, consulte o médico-veterinário de confiança para entender se as unhas precisam ou não de reparos no momento.
Saiba que não fazer a manutenção correta e periódica das unhas do seu animal pode ser um risco para você e para ele, causando:
Antes de saber como cortar as unhas do jeito certo, é preciso conhecer os materiais necessários para essa tarefa.
Uma dúvida muito comum é se pode cortar a unha do cachorro com cortador normal. A resposta é não! O ideal é usar somente produtos específicos para cães, ou seja, evite qualquer utensílio de humanos.
Para cortar as unhas do seu peludo de forma correta, você precisará de produtos essenciais para o pet. Por se tratar de uma atividade delicada, é fundamental estar equipado de materiais específicos.
São bem parecidos com os alicates para humanos, mas adaptados para as unhas mais longas e finas dos cãezinhos.
No momento de escolher o alicate, verifique se o produto tem limite de corte, trava de segurança e lâminas de aço inoxidável, itens que vão dar mais praticidade e segurança no processo.
Este é um item fundamental para dar o acabamento ao corte, deixando a ponta das unhas mais macias e lisinhas. É importante observar se o modelo escolhido atende aos requisitos de segurança, como:
Este item, apesar de importante, só será útil para emergências, como a quebra irregular da unha e possíveis sangramentos na região. O pó hemostático age para conter ferimentos e evitar o contato com impurezas.
O pó deve ser aplicado na região com a quantidade recomendada no rótulo do produto.
Aqui, listamos alguns produtos que podem auxiliar no processo de cortar as unhas do peludo. Lembre-se que a tarefa pode ser estressante para o animal, o que exige ter algumas “ferramentas” disponíveis.
Este item evita que o pet saia correndo no momento do corte. Isso pode acontecer principalmente para cãezinhos que ainda não se acostumaram com o procedimento, logo é bom estar preparado para esse tipo de situação.
Seu amigo se comportou e deixou você cortar as unhas tranquilamente? Dê um petisco como recompensa! Esse hábito pode fazê-lo associar que deve colaborar com a tarefa para ganhar seu presentinho.
Agora que você já entendeu sobre os riscos, vantagens e produtos necessários para o corte das unhas, chegou o momento de aprender como realizar o procedimento de maneira simples e segura.
Aproveite um momento de tranquilidade do dia em que não há tanta correria e barulhos na casa. Quanto menos estressante for essa ocasião, mais seguro ele vai se sentir.
Vale a pena separar um cantinho em que ele se sinta seguro e não associe a outras atividades.
Nas primeiras vezes, vale a pena prendê-lo na coleira e imobilizá-lo de uma forma que não o incomode, pensando em não deixar o pet fazer movimentos muito bruscos no momento do corte.
Se puder contar com a ajuda de outra pessoa, melhor ainda!
O sabugo é um nervo que fica no interior das unhas, bem próximo à pele. Ele jamais deve ser cortado! Dessa forma, quanto maior a unha cresce, maior é o seu tamanho.
Quando a unha do peludo é clara ou rosada, é possível enxergar essas inervações (é o ponto mais escuro próximo à base), o que torna o processo mais fácil. Quando a unha do animal é escura, o corte deve ser bem mais cauteloso, já que não se sabe exatamente onde é o limite para o sabugo.
Nada de pressa! Essa tarefa deve ser feita aos poucos e com muita calma, afinal, existem alguns riscos que você deve considerar.
A região conta com muitas terminações nervosas. Sendo assim, um corte feito muito próximo à base da unha pode causar sangramentos, infecções e, claro, muita dor no bichinho.
No momento de cortar, faça em um ângulo de 45º e não tente tirar toda a unha de uma vez só.
Sim! Mesmo que não seja tão necessário assim, já que as unhas desses pequenos ainda não cresceram tanto, é importante começar a acostumar o pet ao processo.
Sendo assim, vale a pena simular o corte das unhas para deixá-los habituados a isso no futuro.
E como cortar unha de cachorro filhote? Basta seguir o mesmo procedimento com cães adultos, só que de maneira mais cuidadosa, considerando a fragilidade desses sapecas!
Os cuidados com o seu cãozinho devem ser constantes. O corte das unhas, assim como o banho, a tosa, o cuidado com a alimentação e com a saúde física e mental do peludo devem estar na rotina e jamais serem esquecidos.
Saiba que esses cuidados podem variar de acordo com a raça do seu amigão. No Guia de Raças da Tudo de Bicho, você encontra todas as informações sobre o seu peludo preferido. Clique no banner abaixo e confira tudinho!
Jornalista, escritor, viajante e curioso por — e pela — natureza. Escreve para a Tudo de Bicho desde 2023.
Destaques
6 min
Cachorro
4 min