Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Adestramento em casa: 7 dicas de como treinar meu cão

Você sabia que os cães adoram ser adestrados e aprender truques novos? O adestramento vai além de obrigar o pet a fazer coisas que não gosta: é uma forma de estimular a sua inteligência e fazê-lo se comportar de maneira mais saudável e tranquila. 

O adestramento inteligente  melhora o relacionamento entre o pet e o tutor. A atividade pode estreitar a relação, criando uma comunicação entre a família e o cachorro.

Confira alguns truques de adestramento e tenha bons momentos com seu cãozinho! 

O que é e como funciona o adestramento de cães?

O processo de adestramento de um cão nada mais é que desenvolver habilidades no pet para situações específicas no cotidiano, que, por meio de métodos e sistemas contínuos, o animal possa entender o que precisa ser feito dali para frente. 

Geralmente, o adestramento é realizado por algum profissional da área, conhecido como adestrador. Esse profissional é responsável por criar e elaborar todo o processo de educação ao cão, entendendo a natureza desse animal e como fazê-lo reprocessar hábitos. 

O trabalho do adestrador exige cuidado, observação e paciência. 

Não pense que é uma tarefa fácil! Cada processo de adestramento depende da natureza, criação e socialização do cão. 

A raça do animal também pode influenciar na dificuldade da atividade, uma vez que algumas delas são mais relutantes em aprender comandos, como os casos do Husky Siberiano, Dachshund (Salsicha) e o Buldogue Francês. 

Meu cão pode começar a ser adestrado com quanto tempo de vida?

O ideal é que o adestramento comece logo no início da vida dos cães, período em que esses animais estão mais abertos e perceptíveis a entender e imitar ações que os ajudem a sobreviver e socializar melhor com humanos e outros pets. 

O cérebro de um cachorro filhote também colabora para o rápido aprendizado e processamento de informações. É um período bem parecido com crianças humanas, que aproveitam o desenvolvimento cerebral intenso para observar e entender o mundo. 

Por isso, quanto antes o processo de adestramento começar, mais fácil será o aprendizado do cãozinho, gerando inúmeros benefícios para a sua socialização. 

Quais os benefícios do adestramento para o cachorro?

São vários os benefícios do adestramento para os peludos! A começar pela ajuda na socialização do animal com outros pets, já que o cachorro entende desde cedo códigos e sinais que auxiliam no compartilhamento do ambiente e na divisão de atenção com os tutores. 

Comportamentos nocivos, como mordidas, agitação excessiva, demonstração de raiva e latidos exagerados, também podem ser contidos com um adestramento bem feito. Da mesma forma, ensinamentos sobre o xixi e o cocô no lugar correto são atos controláveis com o adestramento. 

Boa parte do processo de adestramento tem a ver com limites. Dessa forma, o cão entende até que ponto pode ir e o que deve ser evitado e aprende uma habilidade muito importante para a sua sobrevivência: o autocontrole

Lembre-se que esses peludinhos amam saber como conquistar a atenção, o interesse e o carinho dos seus tutores, logo, adestrá-los é uma forma de dar significado para a sua existência, além de exercitar sua capacidade neurológica.

Quanto custa adestrar o cachorro?

O valor para adestrar um cachorro pode variar bastante para cada cidade e pela demanda daquela região. De acordo com o Cronoshare, uma plataforma de contratação de serviços online, o preço para aulas de adestramento fica entre R$ 100 e R$ 200

Esses valores são a nível nacional e podem sofrer variações a cada ano. Portanto, o ideal é fazer uma pesquisa na sua cidade e região para ter uma conclusão mais realista. 

É possível adestrar o cachorro sozinho?

Depende. O ideal é que todo o processo de adestramento fique a cargo de um profissional habilitado, já que um comando ensinado de maneira incorreta pode acarretar em diversos problemas futuros. 

No entanto, alguns comandos básicos, como “sentar”, “deitar” e o famoso “Não!”, podem ser passados pelo(a) tutor(a) no dia a dia. 

Comandos simples e básicos podem ser passados ao cão pelos tutores. 

Mas todo cuidado é pouco. Para cães muito violentos ou com comportamentos destrutivos, fazer o adestramento por conta própria pode ser imprudente e perigoso. 

Dicas de adestramento em casa para cachorros

1. Mostre que você é o líder 

Os cães, por mais domésticos que sejam, apresentam instintos primitivos. Diversos comportamentos estão relacionados à sobrevivência, e um deles é viver em matilha. 

Eles possuem organização social e necessitam de um líder para seguir. O tutor deve definir as regras da casa e mostrar a liderança de território. Isso reflete na disciplina do doguinho.

Os cães enxergam os membros da família como cachorros que fazem parte da matilha. No adestramento, mostre aos cães que você é o líder.

2. Repita os comandos  

Para os cães respeitarem seus tutores, é necessário que o processo de aprendizagem seja feito através da repetição e associação. Os movimentos devem ser feitos várias vezes até que o cachorro associe que a atitude é positiva. 

É importante que o cão aprenda desde cedo os comandos básicos, como sentar, ficar parado, deitar, dar a patinha e não latir. O animal filhote aprende mais rápido em comparação ao mais velho. Porém, cães podem aprender a vida toda – não existe idade para educá-los.

3. Tenha paciência

Adestrar cães é um processo demorado que exige repetições, recompensas e muito carinho. É necessário ter paciência nos momentos em que o pet está disperso e teimoso. Acredite que seu amiguinho é capaz de aprender e quando menos esperar ele estará fazendo diversos truques!

4. Crie uma rotina

Para treinar cães é necessário repetir diversas vezes o mesmo movimento até que ele aprenda. Reserve um tempinho para adicionar truques na rotina do animal. 

Além da atividade ser divertida para ambos, quando o cachorro aprende um comando ele se torna mais disciplinado e hábil para aprender novos truques. 

5. Jamais bata no animal

Jamais adote comportamentos violentos para treinar cães. A violência, além de machucar e prejudicar o animal, faz com que ele se torne agressivo. Lembre-se, os cachorros seguem o líder da matilha e se você adota agressão como forma de ensinar o cão se tornará medroso e violento.

6. Use utensílios adequados para corrigir os cães

Alguns acessórios podem auxiliar na correção de comportamentos, como o kit de adestramento para xixi, que remove odores e faz com que o cão não faça mais as necessidades no local indicado.

Também existem objetos e brinquedos que você pode fazer em casa, como garrafinhas pet com petiscos dentro. 

7. Ofereça recompensas

Oferecer petiscos que o cão mais gosta quando ele obedece! Esta é a maneira mais assertiva para fixar os comandos básicos de adestramento. Qualquer reforço positivo, como: carinho, ração ou brinquedo acelera o processo de aprendizagem. 

No pet shop online da Tudo de Bicho, você encontra inúmeras opções de petiscos nutritivos e saborosos para agradar e recompensar seu peludinho como reforço positivo no adestramento. 

Para conhecer, basta clicar no banner aqui embaixo e escolher os petiscos para o seu melhor aumigo

Banner petiscos para cachorro

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

    Comentários

    1. Eliane Rubin disse:

      Boa noite achei maravilhoso tudo sobre nossos cachorros eu tenho uma boder colher estou com dificuldade de ir passear na rua com ela se ela vê outro cachorro ja fica louca para atacar late e quer ir pegar outros cachorros não consiguo dominar ela poderiam me dar uma dica o que fazer obrigada pele atenção
      Eliane Rubin Corbelia Pr

    2. Tudo de Bicho disse:

      Olá Eliane, no caso doa sua pet, a única forma de resolver este comportamento é através do adestramento. Você pode procurar vídeos no Youtube que ensinem como manter os comandos sobre o cão e como fazer a socialização, para evitar este comportamento agitado. Caso você não consiga resolver o problema sozinha, procure a ajuda de um adestrador profissional.

      Att, Dra. Verônica Delpino (CRMV SP 33.925), veterinária parceira da Tudo de Bicho.

    3. Daniele disse:

      Ganhei um Golden e tá com 5 meses. Late para todos no quintal e mesmo sem morder as pessoas ficam com medo e ele não ouve quando falamos com ele pra não fazer. Não sei como agir.

    4. Dra. Verônica Delpino disse:

      Me parece que esse é um caso um pouco mais complicado de psicologia canina. Talvez ele esteja com muita energia acumulada, poderia tentar inicialmente passeios bem longos para ele gastar bastante energia. Outra técnica que é sempre importante em qualquer processo de aprendizagem canina é o reforço positivo. Tente recompensar o cão com um petisco ou brinquedo toda vez que ele se comportar da maneira desejada. Caso não surja efeito, recomendo procurar um especialista em adestramento para entender melhor qual a maneira mais eficaz de resolver este problema.

      Att,

      Verônica Delpino
      Médica Veterinária
      CRMV-SP 33925

    5. Marcos Antonio Machado disse:

      Muitooo bom, adorei me ajudou muitooo
      Mas eu também consegui ótimas dicas, muito fácil e eficaz

      1. Olá Marcos, tudo bem?
        Ficamos felizes que tenha gostado das dicas! Acompanhe o blog para mais novidades 😉

    6. Elias Nascimento de lima disse:

      Boa tarde meu nome é Elias e tenho um cachorro de raça misturada entre pit bull e labrador ele tem 8 meses, porém quando saímos de casa ele fica latindo e uivando muito não sei o que fazer

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá, Elias! Tudo bem?
        Esse comportamento se resolve com adestramento. Você pode procurar um profissional da área para entender qual é a melhor maneira de corrigir o comportamento.
        Abraços,
        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    7. SEBASTIÃO DE OLIVEIRA PEDRA disse:

      Boa tarde!
      Amei as dicas.
      Porém tenho um Shinauzer mini que não que comer há hora, e está selecionando o que comer.
      E quando saio para passear ele late e ataca os outros cachorros e seus donos.
      O que fazer?
      Abraço

      1. Sarah disse:

        Olá Sebastião!
        Neste caso é importante verificar junto a um veterinário especialista em comportamento, assim poderá fazer uma análise sobre a parte de alimentação e socialização também.

    8. Jaqueline disse:

      Olá Bom dia!
      Tenho um cachorro Rot vale com vira-lata tem 3 meses vive mordendo e late muito não obedece a comandos e devido lati e principalmente morder acabamos batendo não sei o que fazer

      1. Sarah disse:

        Olá, Jaqueline. Para lidar com o comportamento de morder e latir excessivamente do seu filhote, é importante evitar o uso de punições físicas, como bater. Em vez disso, concentre-se em técnicas de treinamento positivo. Ensine comandos básicos como “senta” e “fica” usando recompensas como petiscos ou elogios quando ele obedecer. Redirecione a atenção dele para brinquedos adequados para morder e evite brincadeiras agressivas com as mãos. Considere aulas de adestramento ou consulte um adestrador profissional para orientações mais específicas e eficazes. 🩷

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Você não pode copiar o conteúdo dessa página

    Pular para o conteúdo