Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Pets que mexem no lixo

Muitos tutores enfrentam um problema bastante comum, bichinhos que gostam de revirar e mexer no lixo. Se a lata ou saco de lixo ficam em locais de fácil acesso ao pet, o ataque é certo. 

Os motivos para que tenham esse comportamento são diversos e se o tutor observar, verá qual a motivação de seu animalzinho. Além de não ser nada higiênico fuçar o lixo, é perigoso para o animal, afinal algum material descartado pode vir a machucar, como por exemplo latas e vidros. 

Separamos os principais motivos e algumas dicas para te ajudar a mudar esse hábito do pet.

Olfato apurado

Os animais possuem milhares de células olfativas a mais que os humanos, por essa razão, seu olfato é extremamente apurado, eles são capazes de reconhecer cheiros com agilidade e assertividade. Podem nunca ter experimentado o que o tutor está comendo, mas saberão se é apetitoso ou não.

Eles gostam de cheirar tudo ao seu redor, e no lixo podem ser encontrados restos de comida. Como são muito curiosos, com certeza irão revirar tudo que tem ali dentro.

Tédio e Ansiedade

O hábito de mexer no lixo pode ser indicador de algum problema, como ansiedade ou tédio. Quando os bichinhos estão ansiosos ou entediados tendem a morder móveis, mastigar sapatos e outros reviram o lixo. Existe também a possibilidade do animal ver a lata de lixo como brinquedo e mexer ali para se entreter.

Fique de olho pois o ato de comer os itens que estão no lixo, pode indicar algum desconforto gastrointestinal do bichinho, caso verifique alguma anormalidade na saúde do animal consulte um veterinário.

Texturas

Alguns bichinhos gostam de texturas diferentes das que estão habituados a sentir, sendo assim podem fuçar no lixo para mastigar, e não necessariamente comer e engolir. Por exemplo, se seu cão gosta de morder papelão, provavelmente ele pode se interessar pelo tubinho do papel higiênico.

Quais os perigos?

Existem muitos perigos para o animal ao mexer no lixo, não somente as lesões físicas causadas por embalagens pontudas, rasgadas e cortadas, mas ele pode contrair alguma doença. Há inúmeros alimentos que são tóxicos para os bichinhos, além dos produtos de higiene e limpeza.

Não é tão raro a contração de botulismo por parte dos animais quando comem lixo ou carcaça de outros animais. Essa doença é grave, causa paralisia e pode ser fatal. Se o seu bichinho conseguir acessar o lixo e algum acidente ocorra, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.

Dicas para evitar/parar o hábito

  • Evite deixar fácil o acesso aos cestos ou sacos de lixo, coloque-os em lugares altos ou fechados, existem lixeiras embutidas em armários ou bancadas, é uma boa opção tanto para impedir o acesso do pet quanto para alterar o visual do ambiente;
  • Tenha lixeiras com tampas, resistentes e que possuam travas; 
  • Invista no enriquecimento do ambiente, coloque brinquedos para entreter o animal e dê petiscos a ele;
  • Como esse comportamento é também associado à ansiedade, recomenda-se passeios diários com seu bichinho.

Os hábitos negativos podem ser retirados da rotina do seu bichinho, por isso é importante sempre observá-lo e regularmente levá-lo ao médico veterinário.

Gostou das dicas? Conta aqui nos comentários, deixe sua sugestão ou dúvida que ficaremos felizes em responder!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo