
Cachorro
2 min
Fotografar gatos é um desafio e tanto. Eles são lindos e inteligentes e capturar alguns cliques é uma verdadeira missão. A regra é respeitar seu espaço e sua vontade. Há quem ama apreciar fotos de gatinhos e quem adora o desafio de capturar as mais diversas expressões de seus bichanos.
Para criar uma boa fotografia, é necessário sensibilizar o olhar, planejar e ser paciente. Pensando nisso, reunimos cinco ideias incríveis para você se inspirar e dicas para você fazer as mais lindas fotos do seu melhor amigo. Confira!
Muitas vezes, basta pegar uma câmera ou até um celular para registrar aquele momento que ficaria lindo em uma foto, para seu animalzinho se intimidar. Por essas e outras, os fotógrafos que se debruçam nessa tarefa, conseguem capturar momentos expressivos de seus felinos. Confira alguns deles!
O fotográfo profissional de animais Andrew Catilla clicou mais de 20 gatinhos enquanto eles brincavam, comiam e rolavam na chamada erva do gato. A expressão dos felinos deixou o ensaio fotográfico pra lá de divertido, mostrando o quanto o catnip é amado entre os bichanos.
Em seu livro “Cats on Catnip” reuniu as adoráveis fotografias dos gatos brincando e comendo a erva. Andrew, que é fotógrafo há mais de cinco anos, passou a maior parte desse tempo se dedicando exclusivamente a captar imagens de gatos. Assista aqui o vídeo sobre seu livro.
Segundo o fotógrafo, tirar fotos de gatos exige paciência, boa iluminação, rapidez e velocidade rápida do obturador da câmera. A catnip, que estimula regiões do cérebro dos felinos, ajudou para que o ensaio fosse ainda mais espontâneo e curioso. As expressões dos gatinhos são inacreditáveis, não são?!
A gata canadense mais aventureira tem fotos incríveis feitas por sua dona, a fotógrafa Marti Gutfreund. Em paisagens grandiosas e selvagens, a felina viaja, passeia, conhece e é fotografado pelo olhar sensível de sua companheira.
Conhecido como Suki Cat, a gatinha faz sucesso no Instagram, com mais de 900 mil seguidores. Sua pelagem única e contrastante chama ainda mais atenção quando capturada em meio a lagos e florestas incríveis do país.
Na rede social, Marti mostra desde o cotidiano da gata até seus passeios por lugares mais ousados, como locais externos. A fotógrafa afirmou editar algumas fotos para criar mais contraste, mas conta que não mexeu em muitas delas.
Quando a paixão por gatos e música se unem, o resultado é uma fotografia pet divertida e encantadora. Alfra Martini, dono do tumblr The Kitten Covers transforma os felinos em verdadeiros superstars.
Martini faz versões de álbuns clássicos, como Nirvana e David Bowie, substituindo imagens e pessoas por gatinhos.
Meowerhead – Ace of Spayeds
Bob Meowley and the Wailers
O ensaio “Um menino e seus gatos” é mais uma versão da fotografia pet para se derreter. Beth Mancuso, fotógrafa há mais de nove anos, captura momentos de carinho e diversão entre o filho e seus dois gatos.
Imortalizando cenas cotidianas cheias de amor e delicadeza, Mancuso também cria algumas situações para fotografar. Juntando dois elementos difíceis de capturar, a criança e o gato se mostram confortáveis e se divertindo com a exposição.
A fotógrafa Brianne Wills teve a brilhante ideia de desconstruir a expressão “louca dos gatos” com um ensaio retratando mulheres com seus gatos. Inicialmente vistas como solitárias, as fotos mostram o lindo companheirismo entre os felinos e suas donas.
Brianne conta em seu site “Girls and Their Cats”, a história por trás de cada ensaio fotográfico. Até hoje, foram mais de duzentas mulheres que abriram suas casas e compartilharam sua intimidade e seus maiores amores – seus gatos -, para contribuir com o projeto.
Morando em Nova York, a fotógrafa de moda passa parte do seu tempo livre capturando maravilhosas relações. Acompanhe o projeto no Instagram!
Seja uma máquina profissional ou um smartphone, você nunca sabe quando será o lugar certo e a hora certa para uma foto perfeita;
Utilize brinquedos, papéis e as mãos para chamar atenção do bichano.
Para fazer fotografias pets com resultados impressionantes é preciso pensar no local, iluminação, enquadramento, entre outros fatores.
É normal ter pressa para colocar em prática nossas ideias, porém, não é sempre que os gatinhos irão colaborar com o momento de fotografia. De nenhuma maneira force ou aperte o felino para que a fotografia saia como você deseja.
Para capturar poses estáticas, é indicado usar o ajuste manual. Já para ações em movimento, como pulos ou corridas, coloque sua câmera em modo automático.
Experimente fotografar seu pet em locais abertos e interagindo com o ambiente. O melhor momento para fazer as fotografias é quando o sol está se pondo, em que a luz é quente e suave e não deixa sombras nas fotografias;
O uso do flash pode distrair e amedrontar o gatinho. Se você ainda quiser usá-lo, retire-o da câmera e coloque em um ângulo mais alto.
Aproveite as diferentes posições dos felinos para criar novos enquadramentos para sua foto. Procure sempre fazer fotos diferentes das anteriores. Uma boa dica é fazê-las de um ponto de vista baixo, mostrando como seria a vista do gato.
Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática e fazer os melhores registros de seu querido gatinho. Busque sempre por ideias e inspirações, desenvolva seu próprio estilo de foto e com a prática, o bom resultado virá.
Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀