Cachorro
3 min
Os gerbils são pequenos roedores que têm conquistado cada vez mais o coração de tutores que desejam um companheiro fofo e pequeno como companhia.
Esses animaizinhos são bastante ativos, curiosos e fáceis de cuidar, por isso, se você está pensando em adotar um novo pet e não quer se preocupar com bagunça ou barulho na sua casa, um gerbil pode ser a opção perfeita!
Continue a leitura para conhecer mais deste pequeno e encantador roedor! 🐹
Também chamado de esquilo-da-Mongólia, o gerbil é um pequeno mamífero da família Muridae, originário das regiões desérticas da Mongólia e da China, que se popularizou bastante na Europa e Estados Unidos.
Além disso, este roedor é bastante apreciado por ser ativo, curioso, sociável e muito silencioso, o que faz dele um ótimo companheiro até mesmo para quem vive em espaços pequenos ou apartamentos.
Para conhecer um pouco mais dos hábitos e do modo de vida do gerbil, entenda melhor as características físicas e comportamentais desse pequeno roedor!
O corpo do esquilo gerbil tem, em média, entre 10 e 12 centímetros de comprimento, sem contar a cauda que, por si só, possui quase o mesmo comprimento do corpo. Na fase adulta, este roedor pesa cerca de 90 gramas.
Esse pequeno possui olhos grandes, redondos e brilhantes, que podem ser pretos, vermelhos e até rubi.
Sua pelagem é supermacia e pode variar entre tons de marrom, cinza, preto e branco.
Seu período reprodutivo (o famoso cio) dura somente 4 dias, e o tempo de gestação é de 21 a 25 dias. Em média, nascem de 4 a 5 filhotes por gestação.
O gerbil possui uma predisposição para pneumonia, por isso é indicado manter o animal sempre sequinho. Você nem precisa se preocupar em dar banho nele, já que, assim como os gatos, eles são responsáveis pela própria limpeza.
Por serem muito sociáveis, eles também ficam suscetíveis à depressão caso se sintam muito sozinhos. Aqui a dica é adotar gerbils pelo menos em pares para que tenham companhia na gaiola.
Os gerbils são criaturinhas extremamente sociais. Na natureza, vivem em grupos e apreciam a companhia de outros gerbils. Quando acompanhados por outros da sua espécie, é comum vê-los interagindo, brincando e até se limpando mutuamente.
Contudo, é importante evitar a interação de gerbils com outros roedores como hamsters e camundongos, já que cada espécie tem necessidades sociais e comportamentais distintas e misturá-los pode causar estresse e brigas.
Portanto, caso você tenha diferentes espécies de roedores no seu lar, é aconselhável manter “cada um no seu quadrado”, ou melhor, na sua gaiola.
Esquilos-da-mongólia são muito ativos e curiosos. Amam explorar seu ambiente, cavar túneis e gastar sua energia correndo em rodas de exercício.
Sua energia diurna e noturna varia, mas no geral são mais ativos durante o dia e ao entardecer.
Estes pequerruchos têm várias maneiras de se comunicarem, incluindo vocalizações, gestos e comportamentos específicos.
É possível escutá-los fazendo pequenos sons de clique ou chilrear quando estão excitados ou alarmados. Além disso, também utilizam o olfato para se reconhecer e estabelecer hierarquias sociais.
Os gerbils esfregam suas glândulas de cheiro, localizadas na barriga, nos objetos do seu ambiente para estabelecer sua presença e comunicar-se com seus companheiros de gaiola.
No entanto, não são considerados animais territorialistas como os hamsters, por exemplo.
Gerbils são bastante inteligentes, gostam de desafios e de explorar novos objetos e ambientes, demonstrando grande interesse por tudo ao seu redor. Brinquedos e acessórios variados podem manter sua mente estimulada e evitar o tédio.
Quando se sentem ameaçados, esses pequenos podem bater os pés no chão, um comportamento conhecido como “thumping”. Isso funciona como um aviso também para outros gerbils sobre um possível perigo, deixando todos em alerta.
Apesar de serem animais dóceis, quando se sentem muito ameaçados ou estressados, podem morder, mas não é algo comum.
Embora o esquilo gerbil e o hamster sejam roedores, existem algumas diferenças importantes entre eles.
A dieta do esquilo-da-mongólia é composta principalmente de sementes, grãos, frutas e vegetais. É recomendável que, além de alimentos específicos para gerbils, você ofereça suplementos ocasionais, como pedaços de maçã (sem semente), cenoura e folhas verdes para uma dieta mais rica e balanceada.
Evite dar alimentos ricos em gordura ou açúcar, pois podem ser prejudiciais à saúde do gerbil, e não se esqueça de deixar sempre água fresca à disposição.
Estes pequenos têm uma vida relativamente curta comparada a outros pets. Em média, o gerbil tem uma expectativa de vida de 3 a 4 anos.
Existem várias espécies e variações de gerbils, mas o mais comum como pet é o esquilo-da-mongólia. Dentro dessa espécie, existem diferentes variações de cores e padrões que tornam cada gerbil único. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns:
Gerbil agouti | Este é o tipo selvagem, com uma pelagem marrom que mistura tons de cinza e amarelo, dando um aspecto de camuflagem natural. |
Gerbil preto | A espécie tem uma pelagem inteiramente preta, o que é menos comum na natureza, mas popular entre os criadores. |
Gerbil albino | Caracterizado por sua pelagem branca e olhos vermelhos, é uma variação rara e bastante apreciada. |
Gerbil dourado | Também conhecido como Gerbil Amarelo ou Saffron, possui uma pelagem de tom dourado ou amarelo claro. |
Gerbil azul | Com uma pelagem cinza-azulada, é uma variação bonita e menos comum. |
O esquilo-da-mongólia tem um preço que pode variar de R$ 20 a R$ 50, dependendo da raridade da cor e da região que você more.
Além do custo inicial do animal, vale considerar também o investimento na manutenção dele com gaiolas, alimentos, brinquedos e outros itens necessários para manter seu pet saudável e feliz.
Lembre-se de adquirir seu gerbil com criadores ou vendedores responsáveis que ofereçam segurança na procedência do animal e na sua saúde.
Para saber como criar um esquilo-da-mongólia da forma correta, é necessário oferecer um ambiente seguro e estimulante para o animal. Aqui estão algumas dicas:
Deixe o ambiente do seu gerbil dinâmico e interessante para mantê-lo ativo e entretido. Forneça tubos, rodas de exercício, esconderijos, labirintos e brinquedos. Ele ficará bastante feliz!
Gerbils são animais bastante frágeis, por isso, ao segurar um, seja gentil e cuidadoso. Use ambas as mãos para suportar seu corpo e evite pegá-lo pela cauda, pois há risco de fratura e pode machucá-lo.
Deixe que o pequeno suba nas suas mãos por conta própria, sem forçá-lo, e mantenha o manuseio próximo ao chão ou sobre uma superfície macia para evitar quedas.
A gaiola para gerbil deve ser a adequada para o animalzinho, portanto, deve ser espaçosa e preferencialmente de vidro ou plástico, para que os pets tenham ventilação adequada.
❌ Gaiolas de arame não são ideais porque os gerbils adoram cavar e, com isso, podem escapar.
Use um substrato apropriado para roedores, como maravalha ou papel triturado. Evite serragem de pinho ou cedro, pois eles podem causar problemas respiratórios ao animal.
Limpe a gaiola do pet regularmente para evitar o acúmulo de sujeira e odores. Troque o substrato pelo menos uma vez por semana e lave os acessórios conforme necessário.
Adotar e cuidar de um gerbil pode ser uma experiência gratificante. Com os cuidados certos, você terá um pet alegre e cheio de energia para alegrar o seu dia.
Aproveite para acessar o petshop online da Tudo de Bicho para encontrar os melhores produtos para seu gerbil, deixando o seu cantinho equipado e com tudo o que ele precisa. É só clicar no banner abaixo e conferir!
Somos uma equipe apaixonada por animais! Buscamos ajudar os tutores de pets em diversos cuidados e necessidades. Por isso, nos dedicamos para oferecer os melhores conteúdos e produtos para cachorros, gatos, aves, roedores, peixes e outros bichinhos! 🐶🐭🐱🐰🦜😍
Cachorro
3 min
Destaques
8 min