Destaques
3 min
O Brasil é um país com uma biodiversidade rica. Quando pensamos em pássaros brasileiros, é impossível não se impressionar com tamanha variedade de espécies, tamanhos, cantos e cores.
Você sabia que há no país quase duas mil espécies de aves? Isso representa cerca de 18% de todas as aves do mundo, o que faz do Brasil um dos três países com maior biodiversidade de pássaros do planeta.
São vários os fatores que contribuem para essa pluralidade de espécies por aqui, como o clima, a localização geográfica, a extensão territorial e a quantidade de florestas tropicais, por exemplo.
Neste post, vamos trazer um guia completo das espécies mais comuns de cada região do país, assim como aquelas mais populares e também os pássaros domésticos mais amados pelos brasileiros.
Para os amantes de pássaros — os chamados “passarinheiros” —, o guia pode servir para conhecer ainda mais sobre a variedade de aves no país. No final do texto, que tal deixar seu comentário respondendo quantas destas espécies ou quantos desses nomes de passarinhos brasileiros você já conhecia?
Boa leitura! 🦅
O Nordeste ostenta o título de ter a maior variedade de aves do país! O clima tropical, semi-árido e equatorial úmido, junto à vegetação quente e seca da caatinga, colabora para que muitas espécies conseguissem se adaptar à região.
Comumente encontrada na Bahia, a arara-azul-de-lear é um dos pássaros mais bonitos e imponentes da fauna brasileira. Parente próxima da arara-azul-grande — retratada no filme “Rio” —, possui cauda e bico muito resistentes e adaptados a períodos de seca e muito calor.
Suas cores são um encanto! O azul é predominante, com tonalidades esverdeadas no pescoço e na cabeça, um pouco desbotado na barriga e, nas regiões da asa e cauda, um cobalto. Sem contar, claro, os detalhes em amarelo-gema próximos ao bico e olhos.
🐦 Curiosidade da espécie: descrita desde o século 19 em desenhos, a ave só foi avistada na natureza por biólogos em 1970.
Estamos falando de uma das aves mais belas da Caatinga nordestina. O corrupião, também conhecido como “João-pinto”, é um pássaro que impressiona pela sua beleza estonteante, impossível de não ser notada.
Suas cores são chamativas — laranja e preto —, assim como seu canto. São pássaros onívoros, ou seja, se alimentam de frutas, castanhas, pequenos invertebrados e aranhas.
🐦 Curiosidade da espécie: os corrupiões costumam expulsar os pássaros de seus ninhos para construir os próprios.
Quem disse que no Brasil não existe pica-pau? A ave, também presente em outras regiões, está em peso no Nordeste.
Esses pássaros costumam viver em grupos de até cinco integrantes, o que facilita a caça e a sobrevivência, uma vez que se alimentam de frutos e de larvas de pequenos insetos dentro das cascas das árvores — por isso, as famosas bicadas nos troncos.
🐦 Curiosidade da espécie: as aves podem ser muito bravas, principalmente para defender seus ninhos da invasão de araçaris.
Com 25 cm de comprimento e pesando cerca de 120 g, o periquito-da-caatinga é um belo representante da biodiversidade nordestina. Trata-se de uma ave sociável, inteligente e muito requisitada como animal de estimação.
O verde é predominante nessa espécie, com detalhes em amarelo, azul, laranja e marrom.
🐦 Curiosidade da espécie: sua alimentação envolve frutas, sementes, brotos e flores, mas a verdadeira paixão do periquito-da-caatinga é o umbu, fruto típico da região nordestina.
A Mata Atlântica forma a maior parte do bioma da Região Sudeste, que está repleta de espécies de aves.
O clima costuma ser tropical, mas é comum encontrar muitas regiões quentes e úmidas, colaborando para a longevidade da maioria das espécies que habitam a área.
É impossível nunca ter ouvido o canto desse verdadeiro patrimônio brasileiro. O sabiá está presente em diversas canções, filmes, livros, poemas e contos, ostentando o título de ave símbolo do Brasil!
Sua plumagem é parda, com detalhes de ferrugem na região da barriga. Mede entre 20 cm e 25 cm e pode pesar até 80 gramas.
É comum encontrá-lo na maioria dos estados da região, em especial no Estado de São Paulo.
🐦 Curiosidade da espécie: o sabiá-laranjeiro é um exímio imitador! Ele pode, inclusive, simular perfeitamente um miado de gato, sendo facilmente confundido com o felino. Veja só:
Essa ave majestosa habita, principalmente, regiões próximas a litorais. Seu bico preto e comprido e corpo com tonalidades de amarelo, laranja, branco e vermelho fazem desse pássaro um dos mais vistosos do Brasil!
O cardápio dessa espécie é variado e pode envolver desde morcegos, anfíbios e artrópodes a ovos, frutos e até mesmo filhotes de outras aves.
🐦 Curiosidade da espécie: os ninhos dos tucanos-de-bico-preto é feito em cavidades de árvores, sempre a uma altura superior a 10 metros do chão.
Imponente, belo, multicolorido e com um detalhe único: suas orelhas em cor violeta. Além disso, esse beija-flor tem o corpo todo esverdeado com detalhes em azul, roxo e branco.
A espécie apresenta dimorfismo sexual, ou seja, características físicas que diferenciam machos e fêmeas. No caso delas, o corpo é todo verde esbranquiçado.
🐦 Curiosidade da espécie: os filhotes de beija-flor-de-orelha-violeta demoram a adquirir a tonalidade estonteante dos adultos, já que nascem todos marrons.
É no Centro-Oeste que está o Pantanal, a maior planície alagada do mundo. O Cerrado, vegetação predominante na região, é berço de inúmeras espécies, incluindo uma ampla variedade de pássaros.
O clima da região é o tropical semi-úmido: o inverno é seco, enquanto o verão é muito quente e úmido, com temperaturas que podem superar os 40º. As aves que vivem nessa área, portanto, tiveram que se adaptar a essas circunstâncias nada agradáveis.
É um dos grandes pássaros brasileiros, ou melhor, o maior deles, podendo medir até 1,40 metro e pesar cerca de 25 quilos. Suas asas grandes e volumosas não servem para voar, e sim para dar equilíbrio na corrida, já que pode correr até 60 km/h.
A ave é ainda uma exímia conhecedora das águas. Por isso, peixe e molusco estão no seu cardápio, além de frutos, insetos, sementes e animais peçonhentos, como cobras e escorpiões.
🐦 Curiosidade da espécie: no ciclo social das emas, são os machos que chocam os ovos depositados pelas fêmeas.
Imponente e discreta, a coruja-buraqueira é uma das mais conhecidas no país. Seus olhos grandes, amarelados e fixadores, plumagem macia e um pescoço pra lá de flexível — podendo girar até 270 graus — fazem desse pássaro um dos verdadeiros encantos do Cerrado.
Seu nome faz jus ao seu modo de vida: essas corujas adoram fazer ninhos em buracos de tatu, em cupinzeiros e em areias próximas ao mar.
🐦 Curiosidade da espécie: ao contrário da maioria das espécies de corujas, as buraqueiras preferem caçar de dia, sempre próximo ao ninho.
Apesar de ser a ave símbolo do Estado de Minas Gerais, é comum vê-la em regiões de Cerrado, no Centro-Oeste brasileiro. Conhecida pela cauda e pernas longas, seu peso pode chegar a 1,5 kg e a ave pode medir quase 1 metro de comprimento.
Sua alimentação inclui insetos, pequenos artrópodes e cobras de pequeno porte.
🐦 Curiosidade da espécie: a tarefa de incubação dos ovos da seriema é feita pelo casal, em um período de quase 30 dias.
A Região Norte é lar de diversas aves, já que 80% da área pertence à Floresta Amazônica. Segundo o Embrapa, estima-se que existam cerca de 30 milhões de espécies de animais na região, e muitas ainda desconhecidas.
Essa ave apresenta uma coloração interessante, com detalhes foscos e tons de branco e preto na parte superior, sendo um dos pássaros azuis brasileiros mais bonitos.
Seu lar é a Floresta Amazônica, local onde se alimenta de folhas, sementes e cupins, mas também do néctar de flores e do suco de algumas frutas presentes na região.
🐦 Curiosidade da espécie: o sanhaço costuma fazer seu ninho em formato de cesto e fixá-lo no penacho de coqueiros e em buracos de árvores feitos por outras espécies.
A espécie é bem parecida com o bem-te-vi, com a diferença da cabeça mais acinzentada. O ninho dos suiriris é construído pelo casal e feito à base de galhos secos e elementos de plástico encontrados nas áreas urbanas, como fios de nylon.
🐦 Curiosidade da espécie: esses pássaros não gostam de andar sozinhos, por isso se agrupam em bandos de até 20 aves da espécie.
Conhecida também como “rasga-mortalha”, essa coruja tem hábitos noturnos e se alimenta, preferencialmente, de ratos e pequenos roedores. Sendo assim, é comum vê-las próximas a feiras e locais onde há muito lixo.
Bastante popular pelo mundo, a coruja-das-torres é uma ave muito encontrada na Região Norte, em especial na Amazônia.
🐦 Curiosidade da espécie: a principal arma de caça da coruja-das-torres é a audição. Ela é capaz de perceber presas a uma distância considerável somente pelo som.
É a região mais fria do país, mesmo com um verão muito rígido em alguns estados mais ao norte, como o Paraná. Apesar de ser a menor região brasileira, o Sul apresenta uma biodiversidade rica, incluindo muitas espécies de pássaros.
Um dos pássaros brasileiros mais bonitos de toda a fauna, o Tangará é um encanto repleto de cores: a parte superior é azul celeste, sua cauda é preta, e sua cabeça apresenta uma coroa vermelha.
As fêmeas, no entanto, não ficam para trás no quesito beleza: são verde-escuras e ostentam uma cauda mais alongada.
🐦 Curiosidade da espécie: os machos precisam, literalmente, rebolar para conquistar a atenção das fêmeas, na chamada “dança pré-nupcial”.
Bastante comum no Estado do Paraná — inclusive, nomeando o município de “Arapongas” —, essas aves andam em bandos e podem habitar um mesmo local por vários anos. Preferem florestas fechadas e distantes da presença de humanos.
A espécie é ameaçada de extinção, o que pode torná-la em pouco tempo um dos pássaros brasileiros mais raros de serem avistados.
🐦 Curiosidade da espécie: o canto da araponga pode soar engraçado, principalmente por jovens aves que ainda estão aprendendo a arte. Confira:
Encontrada unicamente na Região Sul, a gralha-azul mede 39 cm de comprimento e tem uma plumagem extremamente encantadora: um azul vivo com detalhes pretos na cabeça, no pescoço e no peito.
É uma ave onívora, ou seja, se alimenta de frutos, sementes e pequenos invertebrados, além de ovos e filhotes encontrados em ninhos.
🐦 Curiosidade da espécie: além da maravilha de suas cores, a ave é muito inteligente e pode emitir até 14 sons diferentes.
O Brasil é um país com uma biodiversidade invejável. Por essa razão, existem inúmeros pássaros muito famosos e populares, seja pela beleza ou pelos exemplares numerosos.
Podemos citar o joão-de-barro, a rolinha, o tico-tico, as andorinhas e uma lista enorme de pássaros brasileiros que serviram de inspiração para muitas canções.
Reunimos cinco aves bem populares e conhecidas do território brasileiro. Confira!
Com fama de bravo e territorialista, o quero-quero pode ser avistado defendendo seus ninhos em qualquer região onde há verde, até mesmo em centros urbanos, como parques, quintais e campos de futebol.
É impossível falar de aves brasileiras e não lembrar desse verdadeiro encanto dos ares: a arara-canindé! De cores fortes e harmônicas — que lembram as cores da bandeira do Brasil —, elas estão presentes na maioria das regiões do país, principalmente no Centro-Oeste.
Talvez seja uma das aves mais belas e conhecidas do território nacional. Além de encantador, esse bicudo, também conhecido como “Tucanuçu”, é um exímio caçador de ovos e pequenos filhotes de aves.
Mesmo que você não tenha visto, provavelmente já ouviu o som estridente desses pássaros pela manhã e no fim de tarde. Eles habitam regiões urbanas e costumam andar em banhos de até 10 pássaros.
Logo ao ler o nome desse pássaro, o canto da ave já veio à mente, não é mesmo? Com exceção da Região Norte, é possível encontrar um bem-te-vi a cada canto, seja em matas fechadas ou em áreas urbanas
No Brasil, é comum que algumas espécies sejam as preferidas de criadores e entusiastas de aves.
Por terem um comportamento mais sociável e, em alguns casos, conseguirem imitar vocalizações de humanos ou de outras aves, esses animais são escolhidos como animais de estimação, assim como cachorros e gatos.
Listamos as espécies mais comuns. Veja só:
O canário belga, também conhecido como canário doméstico, canário do reino ou canário do império, é uma das espécies mais escolhidas como pássaros de estimação no Brasil.
Inteligentíssimos, eles podem vocalizar inúmeros sons, cantar, dançar e andar pela casa como se fossem moradores.
Tagarelas e muito inteligentes, os papagaios são a escolha certa de entusiastas de pássaros, afinal, eles são a diversão da casa, capazes de reproduzir perfeitamente falas humanas, além de serem muito afetuosos.
As cacatuas são animais exóticos no Brasil. Essas aves têm uma personalidade muito carinhosa e brincalhona e adoram os momentos de interação com sua família humana.
Esses pássaros também conseguem imitar sons e melodias, além de pedirem cafuné e gostarem de companhia.
Assim como todas as aves domésticas, as calopsitas ganham pela simpatia e pela sociabilidade. São animais que gostam de carinho, brincadeiras, interação e de momentos fora da gaiola. São inteligentes e podem ser adestradas.
Lembre-se que o habitat natural das aves é na natureza, soltas e livres. Por isso, caso queira criar uma ave doméstica, é importante dar todo o suporte físico e mental que ela precisa e, em nenhuma hipótese, deixá-la trancada na gaiola o dia todo.
Isso envolve investir em uma boa alimentação, em gaiolas e comedouros de qualidade, além de brinquedinhos para estimular a inteligência e socialização da ave.
No pet shop online da Tudo de Bicho, você encontra tudo o que precisa para cuidar do seu pássaro de estimação. No site, é possível escolher os melhores produtos para o dia a dia do seu passarinho preferido. Clique no banner abaixo e confira!
Jornalista, escritor, viajante e curioso por — e pela — natureza. Escreve para a Tudo de Bicho desde 2023.
Destaques
3 min
Cachorro
3 min