Cachorro
5 min
Assim como os cachorros, existem frutas e legumes que podem complementar a alimentação dos gatos. Principalmente aqueles ricos em água, frutas, legumes e vegetais podem fazer parte da rotina dos felinos.
Porém, é necessário ter um certo cuidado, afinal, os gatos são carnívoros e têm como sua fonte de energia a proteína. Por isso, lembre-se que esses alimentos devem ser um “mimo” a mais, e não algo que substitua a dieta principal do gato.
Além de ficar atento a esse ponto, não são todas as frutas, legumes e verduras que são saudáveis para os bichanos. Pelo contrário, existe uma boa quantidade dessas comidas que podem ser tóxicas para eles, o que pode causar diversos problemas de saúde, além do óbito, em casos mais graves.
As frutas servidas para gatos devem ser bem cortadas, em pequenos pedaços para evitar engasgos. Se o gato não mostrar interesse, é melhor deixar para lá. Afinal, por não serem obrigatórias para a sua alimentação, esses alimentos servem mais como um agrado e complemento.
Frutas ricas em água são mais benéficas. Gatos costumam beber poucos líquidos, principalmente aqueles que não possuem acesso à água corrente, como uma fonte, o que pode gerar uma série de problemas na saúde.
Por isso, essas frutas bem “aguadas” podem servir como um estímulo à hidratação do gato.
É importante frisar: independentemente da fruta, o mais recomendado é servir sem casca e sem sementes.
O melão entra na categoria de frutas para gatos que ajudam na hidratação. Além disso, é rico em vitamina A, B e C, também sendo um alimento altamente refrescante, perfeito para os dias quentes de verão.
A maçã é rica em fibras e tem baixo teor de gordura, o que a torna um ótimo petisco para os gatos. Porém, é necessário ter cuidado: as sementes e o miolo da maçã possuem cianeto, que em grandes quantidades geram problemas sérios.
Com bastante potássio, as bananas são amadas por humanos e gatos. Sirva apenas uma pequena porção para o gato, cortada em pedaços pequeninos. Por ser rica em açúcar e carboidratos, esse lanchinho deve ser um agrado raro, e não constante.
O morango é rico em vitamina C e pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico do seu gatinho. Você pode servi-lo congelado e batido, misturando com a ração. Porém, não exagere: por ser uma fruta cítrica, ela pode irritar o estômago do gato, por isso dê apenas de vez em quando, em pequenas porções.
Assim como as maçãs, as peras são boas como guloseimas por serem ricas em fibras, vitamina A e C. Seus problemas também são iguais: o miolo e as sementes possuem substâncias altamente tóxicas para gatos, por isso, certifique-se de servir a fruta apenas depois de retirar essas partes.
Semelhante ao melão, a melancia é rica em água e é ótima para refrescar durante o verão. Fonte de vitamina A, B6 e C, a melancia deve ser servida em pequenas porções e sem sementes.
Fotografia pet: 5 ensaios felinos para se inspirar!
Sempre como complemento e nunca como prato principal, existem algumas verduras e legumes que vão cair no gosto do seu bichano. A recomendação geral é servir essas comidas fervidas e em poucas quantidades.
A cenoura fervida é fácil de digerir e possui muitas fibras e diversas vitaminas. Além disso, ela pode melhorar a aparência da pelagem dos gatinhos e até limpar os dentes deles.
O pepino, que pode ser servido tanto cru quanto fervido para os gatos, é uma das hortaliças com maior quantidade de água. Se decidir oferecer fervido, vale a pena misturar na ração, enquanto o pepino cru pode servir como um petisco natural.
Rica em proteína vegetal, magnésio e em vitamina A, C e K, a ervilha deve ser servida em pequenas quantidades, depois de ferver. Além disso, as ervilhas ajudam a regular o nível do açúcar no sangue dos gatos e fortalece o sistema imunitário dos bichanos.
A abóbora é digerida facilmente pelos gatos e possui muitas fibras, o que a torna um ótimo complemento. Experimente misturar a abóbora fervida com carne — seu bichano irá amar o novo prato!
Com cuidado, carinho e atenção, os bichanos vão amar essa novidade em sua alimentação. Aproveite para conhecer rações para o seu bichano preferido. Basta clicar no banner abaixo!
Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀
Cachorro
5 min
Cachorro
7 min
amei
Olá Isabel, tudo bem?
Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo! Acompanhe o blog que toda semana tem novidades 😉
gatos podem comer manga? tenho uns que adoram…
Olá Karin, tudo bem?
Podem sim, mas em pequenas quantidades.
A manga não é tóxica pra gato, então pode oferecer um ou dois pedacinhos de vez em quando.
😉
Achei as dicas maravilhosas pois sou apaixonada por gatos e cachorro 🐶🐕😍
Oi Marilene, tudo bem?
Ficamos muito felizes com seu comentário ❤️
Toda semana temos novidades aqui no blog!
Amei o artigo de 5 coisas que gateiro entende. Como não se inde ficar? Rsrs.
Obrigada pela dicas.
Olá, Fabiana!
Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo. Nós da Tudo de Bicho também somos gateiros 🙂
Acompanhe o blog para mais novidades!
Boa noite …tudo bem! Gostaria de saber se gato pode comer batata doce.
Olá, Valdira! Tudo bem?
Desde que seja cozida pode sim. Mas é importante que o animal não coma só isso, a batata doce pode ser dada como petisco.
Abraços!
Verônica Delpino
Médica Veterinária
CRMV-SP 33925
Bom dia.
Posso dar pedacinhos de couve, alface e rúcula para minha gata?
Olá, Andréa! Tudo bem?
Pode sim, só lembre de variar na alimentação!
Abraços,
Verônica Delpino
Médica Veterinária
CRMV-SP 33925
Adorei saber que posso dar abóbora aos meus gatos. Eu tenho um ruivinho que tem frequentemente tem prisão de ventre. Vou testar. Obrigada pela informação. Beijos.
Olá Jakeline!
Que bom que você gostou! Acompanhe nosso blog, sempre trazemos dicas e curiosidades sobre os gatinhos.
Bom dia
Tenho uma gatinha idosa,13 anos.Ela sempre comeu ração,porem ela está sem dentes de um lado da boca,não consegue comer.Então bati frango com cenoura e batata no liquidificador,e a dou em pequenas porções. Ela reclama pois coloco na boca dela igual se dá alimento p os bebes. Gostaria de saber se está correto esse procedimento qt ao alimento.
Desde já
Obrigada.
Olá, Genocele! Tudo bem?
Está errado fazer isso com a gatinha. Primeiro que o gato, exceto quando realmente precisa devido alguma doença, não devemos forçar a alimentação pois eles pegam aversão ao alimento e gera muito estresse. Segundo ponto importantíssimo, é que esta dieta está desequilibrada e a médio prazo o gato pode ter sérios problemas.
Se a gatinha não consegue se alimentar da ração seca o correto é fornecer sachês específicos para gatos na quantidade diária indicada pelo fabricante, pois o sachê irá fornecer todos os nutrientes pra esse animal. Ou, caso você queira dar alimentação natural, deve procurar um veterinário nutrologo, para formulário a dieta ideal.
E pensando nos dentes da gatinha, não é normal que eles percam os dentes, então é recomendado levar para uma consulta com o veterinário, para investigar o porque caíram.
Abraços,
Abraços,
Verônica Delpino
Médica Veterinária
CRMV-SP 33925
Olá, eu faço um patê com os seguintes ingredientes; batata inglesa, batata doce, cenoura e abobrinha, cozinho todos e amasso, ai depois misturo com carne moída ou frango cozido(sem tempero nenhum), tantos meus gatinhos quanto minhas cachorras adoram comer! Gostaria de saber se estou fazendo correto em dar ( misturo com ração o patê, eles também comem ração normal diariamente), faço uma vez por semana e pelo tanto de animalzinho, dura de 2 à 3 dias.
Olá, Bea! Tudo bem?
Se eles continuam comendo ração e essa misturinha é feita para misturar a ração, não tem problema. Você só tem que tomar cuidado com a quantidade oferecida, pois se eles comerem muito da mistura podem diminuir a ingestão da ração e com isso receber menos nutrientes do que necessário.
Mas esses ingredientes podem ser oferecidos aos animais, apenas a batata inglesa que é dispensável, uma vez que já tem batata doce (que é melhor). A carne moída também precisa ser cozida para oferecer.
Abraços,
Verônica Delpino
Médica Veterinária
CRMV-SP 33925
Pode comer batata
Olá, Mari! Tudo bem?
Pode, desde que seja inclusa numa dieta balanceada e em poucas quantidades. Você pode oferecer elas cozidas.
Espero ter ajudado,
Abraços,
Verônica Delpino
Médica Veterinária
CRMV-SP 33925
Gostei mas queria saber se pode dar machichi para gato
Oi, Marisa!
Assim como pepino, o maxixe pode ser um petisco para seu gatinho, porém em pequena quantidade e sem recorrência.
Vale lembrar que não é recomendado que ele coma a casca de nenhum desses dois legumes.