Cachorro
5 min
Além de autônomos e companheiros, os gatos são extremamente higiênicos. Para fazer suas necessidades, buscam locais longes de sua comida e sempre zelam pela limpeza. Ainda assim, o cheiro da urina de gato pode acabar impregnando o ambiente. Seja no piso, sofá, quintal ou na caixa de areia, esse cheiro, semelhante à amônia, pode ser eliminado com alguns hábitos.
A maioria dos gatos têm facilidade em aprender os locais em que podem urinar. Existem vários motivos para o felino fazer xixi fora da caixa de areia, que pode ser desde um problema de saúde até um desvio comportamental.
Muitos dos machos não castrados marcam o território com a urina. As mudanças na casa, seja a disposição dos móveis ou a entrada de um novo membro, podem causar estresse que desencadeia esse tipo de comportamento.
A urina do seu gatinho não é prejudicial a saúde. Mas, o odor forte de amônia incomoda o olfato. Uma boa higienização do local ajudar com esse problema. Saiba o que fazer para eliminar o cheiro de urina de gato!
Retire os pelos, migalhas e fezes do seu gatinho. O pequeno tempo que será gasto para essa tarefa irá te ajudar a manter a higiene.
Utilize um papel absorvente e, depois de seco, passe vinagre no local da mancha. Já as manchas secas demandam uma limpeza mais profunda. Use detergente e lave o local várias vezes.
Ao contrário do chão, as manchas no sofá não devem ser esfregadas. Coloque cuidadosamente um papel absorvente ou um pano seco para absorver a urina, evitando que ela penetre nas fibras do tecido do sofá. Caso ela já esteja seca, molhe com água fria para depois absorver com o papel.
Use produtos próprios para a eliminação de fluídos corpóreos, que não contenha componentes químicos tóxicos à saúde do seu felino. Deixe o produto agir de 10 a 15 minutos e logo depois, repita a limpeza com o pano seco.
Fique atento! Algumas soluções caseiras levam produtos que fazem mal ao seu bichinho, como bicarbonato de sódio. Prefira os desinfetantes e eliminador de odores contra bactérias e fungos.
Faça semanalmente uma limpeza profunda na caixa de areia do seu felino. Retire toda a areia e lave com um produto neutro, ou seja, sem nenhuma fragrância. Após a higienização, coloque a areia nova.
Se o odor forte vier da caixa de areia, o problema pode estar no tipo de areia que está sendo usada. Algumas delas podem não absorver tão bem. Por isso, teste outras opções, como a areia aglomerante. Evite as versões perfumadas que podem não agradar seu amigo.
Lembre-se de manter a caixa suficientemente limpa, sem fezes e urinas acumuladas e longe de sua área de alimentação. Isso pode fazer com que os gatinhos urinem em locais inadequados.
Use aromatizadores para deixar sua casa perfumada e aconchegante, neutralizando o cheiro de urina de gato.
Os banheiros fechados também são ótimas opções. Além de maior privacidade, alguns modelos apresentam filtro de carvão ativado, elemento essencial para diminuir os odores de urinas e fezes e manter o local ventilado.
Leve seu gato ao veterinário pelo menos, uma vez ao ano para realizar exames de rotina, garantindo a saúde do seu bichano. Algumas doenças podem ser transmitidas pelo contato e, por isso, a saúde do seu melhor amigo deve ser constantemente monitorada.
Coloque em prática todas as dicas de como eliminar cheiro de urina de gato. Se ainda assim seu felino estiver urinando fora do local correto, procure por um veterinário qualificado. Doenças que afetam as vias urinárias devem ser diagnosticadas previamente.
Aproveite para comprar produtos que possam melhorar a qualidade de vida do seu gatinho. Seja para limpeza, diversão ou alimentação, a Tudo de Bicho oferece as melhores opções para o seu felino. Clique no banner abaixo e confira!
Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.
Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.
Cachorro
5 min
Destaques
6 min