Cachorro
7 min
Ter um gatinho como companheiro requer diversos cuidados. É necessário mantê-los saudáveis, com uma alimentação balanceada, sono regulado e brincadeiras estimulantes. Todo animal está vulnerável a vírus e bactérias. Por isso, a vacinação de gatos precisa estar em dia, auxiliando na prevenção de doenças e fortalecendo o organismo do pet.
A partir dos dois meses de vida, o gato já possui um sistema imunológico desenvolvido e está pronto para ser vacinado. Antes disso, evite que ele entre em contato com outros animais ou locais que possam oferecer riscos à saúde, como ruas e parques.
A vacina ajudará o corpo do pet a combater possíveis doenças e assegura a saúde de todos que convivem com o felino, prevenindo zoonoses como toxoplasmose e raiva.
Lembre-se que o calendário de vacinação deve ser recomendado por um veterinário qualificado.
Somente a vacina antirrábica tem aplicação anual obrigatória segundo a Lei. A obrigatoriedade e periodicidade de outras vacinas variam de acordo com o local que seu gatinho se encontra.
O local mais indicado para a vacinação é em casa, um ambiente conhecido onde o animal se sente mais confortável. Outra opção é levar o animal à clínica veterinária dias antes da vacinação, para que ele se sinta menos estressado na hora da consulta.
O portal Perito Animal reuniu as datas indicadas para as vacinas mais comuns, confira:
Se for viajar com seu gatinho, lembre-se de verificar com antecedências quais vacinas são recomendadas para aquele local. Aproveite para conhecer todos os itens de saúde que seu amigo bichano precisa na Tudo de Bicho. Clique no banner abaixo e confira!
Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.
Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.
Cachorro
7 min
Cachorro
3 min