Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Saiba tudo sobre o calendário de vacinação de gatos

Ter um gatinho como companheiro requer diversos cuidados. É necessário mantê-los saudáveis, com uma alimentação balanceada, sono regulado e brincadeiras estimulantes. Todo animal está vulnerável a vírus e bactérias. Por isso, a vacinação de gatos precisa estar em dia, auxiliando na prevenção de doenças e fortalecendo o organismo do pet.

Vacinação de gatos

A partir dos dois meses de vida, o gato já possui um sistema imunológico desenvolvido e está pronto para ser vacinado. Antes disso, evite que ele entre em contato com outros animais ou locais que possam oferecer riscos à saúde, como ruas e parques.

Foto de gato tomando vacina
Gatos precisam ser vacinados para terem longevidade e qualidade de vida.

A vacina ajudará o corpo do pet a combater possíveis doenças e assegura a saúde de todos que convivem com o felino, prevenindo zoonoses como toxoplasmose e raiva.

Lembre-se que o calendário de vacinação deve ser recomendado por um veterinário qualificado.

Como deve ser realizada a vacinação de gatos?

Somente a vacina antirrábica tem aplicação anual obrigatória segundo a Lei. A obrigatoriedade e periodicidade de outras vacinas variam de acordo com o local que seu gatinho se encontra.

O local mais indicado para a vacinação é em casa, um ambiente conhecido onde o animal se sente mais confortável. Outra opção é levar o animal à clínica veterinária dias antes da vacinação, para que ele se sinta menos estressado na hora da consulta.

Foto de gato tomando prestes a tomar vacina
Verifique o ambiente que seu amigo mais se sente confortável em receber injeções.

Quais as vacinas mais importantes?

O portal Perito Animal reuniu as datas indicadas para as vacinas mais comuns, confira:

  • 1 mês e meio: vermífugo, pode ser dado em dose única ou em duas, sendo a primeira após 30 dias de vida e a outra após 15 dias. A dose é medida pelo peso do gatinho. Busque por vermífugos próprios para os filhotes felinos.
  • 2 meses: teste de leucemia e imunodeficiência. Primeira dose de trivalente, contra a panleucopenia (sistema digestivo e sanguíneo), o calicivírus e a rinotraqueite (sistema respiratório).
  • 2 meses e meio: primeira dose da vacina contra a leucemia felina.
  • 3 meses: reforço da vacina trivalente.
  • 3 meses e meio: reforço da vacina da leucemia.
  • 4 meses: primeira vacina contra a raiva.
  • Anualmente: deverá ser administrada a aplicação anual de cada uma das vacinas acima.

Se for viajar com seu gatinho, lembre-se de verificar com antecedências quais vacinas são recomendadas para aquele local. Aproveite para conhecer todos os itens de saúde que seu amigo bichano precisa na Tudo de Bicho. Clique no banner abaixo e confira!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo