
Cachorro
4 min
O porquinho-da-índia é um animal muito comunicativo e possui sua própria linguagem e seus barulhinhos, assim como postura corporal única.
Você pode não entender todos os ruídos que eles fazem, porém alguns possuem um significado bastante claro e podem ajudar a entender melhor as necessidade do roedor.
Compreender os sons que o porquinho-da-índia faz permite entender um pouco mais sobre o estilo de vida desses animais, tal como seu humor e sua oscilação de emoções durante o dia.
Curioso, não é mesmo? Leia o texto para entender o “vocabulário” do porquinho-da-índia e como se comunicar com eles de forma assertiva. Confira!
São diversos os sons e vocalizações que os porquinhos emitem. Quando os bichinhos estão satisfeitos e felizes, costumam dar uma variedade de guinchos, gargalhadas e grunhidos silenciosos.
Junto a isso, há uma variedade de outros ruídos bastante distintos que você pode ouvir do seu porquinho. Aprenda a reconhecê-los!
Tutores de porquinhos-da-índia podem se perguntar o que significa quando o porquinho-da-índia faz barulho alto. A explicação para esse som é para dizer aos humanos que eles querem comer.
Eles costumam chiar quando ouvem certos sons que se conectam aos alimentos, como passos, o som da geladeira abrindo ou de uma sacola.
Quando essa vocalização acontece, os outros porquinhos vão começar a correr na gaiola. Curiosamente, este som se dirige apenas ao humano. Veja só:
Trata-se de um relaxante ruído de fundo que os porquinhos da índia costumam fazer quando estão correndo ou explorando. Parece que eles estão falando sozinhos, e acredita-se ser um sinal de que estão felizes e relaxados.
Este é um som muito baixo, muitas vezes concomitante com o porquinho sacudindo seu bumbum e movendo-se lentamente.
Esse comportamento é para mostrar dominância, usado por porquinhos-da-índia machos para chamar a atenção das fêmeas, que também fazem esse som quando querem se estabelecer como chefes ou quando estão no cio.
Como também é usado para estabelecer um sistema de classificação e mostrar quem manda, o som também pode ser o início de uma briga entre os bichinhos.
Este som pode ser direcionado aos outros porquinhos do ambiente, ao tutor ou a uma situação específica. Nesse caso, seu porquinho está extremamente incomodado com alguma coisa e não gosta do que está acontecendo. Ele avisa os companheiros para recuar ou para sinalizar algum incômodo físico.
É um som que se assemelha ao canto de um pássaro e é extremamente raro de ouvir. Geralmente, significa que o porquinho se sente em perigo.
Você provavelmente ouvirá esse som quando seus porquinhos estiverem comendo ou dormindo. Eles costumam fazer isso quando algum companheiro se acomoda muito perto deles ou parece estar invadindo seu espaço pessoal.
Existem duas traduções totalmente opostas para ronronar. Uma é: “Eu gosto disso“, enquanto a outra significa “Eu não gosto disso, por favor me deixe em paz“.
Então, se você não sabe qual é o som que o porquinho-da-índia faz quando está feliz, o ronronar pode dar pistas sobre o bom humano do bichinho. Isso acontece geralmente ao alimentá-lo com seus vegetais favoritos, também ao explorar um novo esconderijo ou quando está solto no chão.
O que significa quando o porquinho-da-índia começa a gritar? Não é exatamente o mesmo som que eles fazem quando estão gritando por comida, e na maioria das vezes indica dor. Se você não sabe por que seu bichinho pode estar com algum incômodo físico, leve-o imediatamente ao médico-veterinário.
Os porquinhos também se comunicam por meio da linguagem corporal. Por essa razão, é importante que você reconheça os movimentos para entender o que está acontecendo com eles. Separamos aqui os principais itens de linguagem corporal do pet. Confira:
Esse movimento é fácil de reconhecer, pois consiste em pular no ar como a pipoca quando está estourando, isso quer dizer que o porquinho está feliz.
Quando está assustado ou inseguro sobre algo em seu ambiente, o porquinho tende a ficar imóvel, em uma resposta ao medo, hábito comum em diversas espécies.
Em outros casos, quando o peludinho não paralisa, é possível observar o porquinho da índia chorando.
Essa é uma forma de verificar o que está acontecendo ao seu redor e de conhecer seus companheiros e tutores. Os porquinhos gostam de cheirar uns aos outros ao redor do nariz, queixo, orelhas e costas.
Podem incluir levantar a cabeça ou levantar as extremidades traseiras, arrastar-se de um lado para o outro com as pernas rígidas, afofar o pelo e mostrar os dentes. Fique atento, pois isso pode ser sinal de brigas.
Eles esfregam o queixo, bochechas e extremidades traseiras em itens que desejam marcar como seus. Podem urinar em coisas e até em seus companheiros para mostrar seu domínio.
Pode ser um comportamento sexual ou comportamento usado para mostrar domínio dentro da estrutura social do rebanho de porquinhos-da-índia, especialmente entre as fêmeas.
Muitas vezes, isso pode ser um sinal de que o porquinho precisa ir ao banheiro ou que está cansado de ser segurado. De qualquer maneira, tente colocá-lo de volta na gaiola por um período.
Muitos tutores reconhecem essa ação como afeto, porém o porquinho pode apenas gostar do gostinho salgado da pele.
O porquinho da índia tende a ser tímido, especialmente ao chegar no novo lar. O ato de fugir não é rejeição, e sim um mecanismo de defesa natural. Com tempo e paciência, eles aceitarão ser retirados de suas casinhas para abraços e brincadeiras.
Sabemos que a maneira certa de como cuidar do porquinho-da-índia exige muito mais que apenas entender seus sons. Confira as principais dúvidas sobre a convivência com esse peludinho!
Engana-se quem pensa que o porquinho-da-índia só deve comer ração. Na verdade, esses roedores herbívoros necessitam de um cardápio variado e na proporção certa, com o objetivo de se manterem saudáveis e com bastante tempo de vida.
Vegetais ricos em vitamina C, como a couve, o pimentão e a cenoura, precisam alimentar o bichinho frequentemente. No entanto, a base da alimentação desse roedor está no feno e no capim fresco, nutrientes essenciais para o bem-estar do porquinho-da-índia.
Evite frutas muito ricas em frutose e sempre higienize e retire as sementes dos alimentos frescos antes de oferecer ao pet.
Ter um porquinho-da-índia no Brasil não costuma demandar um alto investimento financeiro. Isso porque o pet é muito comum por aqui, e muitas lojas e pet shops costumam comercializar o animal a baixos custos.
Na prática, o preço do porquinho-da-índia pode custar a partir de R$ 20. Os valores podem alterar dependendo da idade do pet, do sexo, da região e do tipo de criação que o roedor teve.
Um aspecto para se tomar cuidado é quanto à procedência do porquinho-da-índia. Muitos criadores não cuidam bem do animal e os deixam em condições muito precárias. Sendo assim, pesquise sobre o histórico e reputação da loja que decidir comprar o pet.
Sim, você pode dar banho no porquinho-da-índia. Porém, faça isso somente se o roedor estiver muito sujo ou fedido, caso contrário, o ideal é fazer uma limpeza básica sem deixá-lo tão molhado.
Geralmente, espécies de porquinhos de pelo longo exigem banhos mais frequentes, enquanto os de pelo curto podem passar um bom tempo sem higienização.
Se você não sabe como dar banho em porquinho-da-índia, aprenda no vídeo abaixo dicas valiosas para executar a atividade:
Se você tem dúvidas sobre como saber a sexagem do porquinho-da-índia, fique despreocupado(a), pois a tarefa não é tão simples assim.
Quando for comprar o porquinho-da-índia, pergunte ao vendedor o sexo do animal. Caso tenha adquirido o roedor por outros meios, você pode descobrir inspecionando delicadamente o órgão genital do pet.
As fêmeas apresentam órgão genital em formato de Y, enquanto o porquinho-da-índia macho possui o formato de um pequeno ponto redondo, e o pênis fica sobreposto ao redor.
O tempo acompanhado do seu porquinho preferido pode variar entre 5 e 7 anos, podendo ser maior ou menor de acordo com os hábitos de saúde que o roedor teve ao longo da vida em aspectos como alimentação, higiene e consultas frequentes ao médico-veterinário.
Apesar das espécies serem diferentes, os hábitos do hamster e do porquinho-da-índia são muito parecidos, incluindo as necessidades alimentares (com exceção da quantidade) e os cuidados com a saúde e higiene.
As diferenças entre os dois estão no peso (o hamster é mais leve, pesando em torno de 200g) e principalmente na longevidade: enquanto os porquinhos podem viver até os 7 anos, os hamster têm uma expectativa de vida menor, em torno de 3 a 5 anos de vida.
Além disso, no dia a dia, os animaizinhos costumam ter o mesmo nível de atividade física.
Outra dúvida muito comum de tutores de porquinhos-da-índia é como saber se a fêmea está grávida. Como são seres pequenos e discretos, com olhares menos atentos, é possível não perceber quando o animal está esperando filhotinhos.
Os sinais mais importantes para identificar a prenhez são os comportamentais. Portanto, você vai notar o bichinho mais arisco, apático e agressivo, criando-se, desde já, o espírito protetor de toda mãe.
Fisicamente, as mamas e a barriga vão crescer. Quando a porquinha estiver próxima de parir, é possível sentir os movimentos dos filhotes lá dentro.
Se você quer saber quanto tempo dura a gestação de um porquinho-da-índia, o período costuma ser breve. Em pouco mais de dois meses, provavelmente, a fêmea estará dando à luz.
Antes de comprar a gaiola para porquinho-da-índia, pense no conforto e bem-estar do pet. Uma gaiola muito pequena ou com materiais muito frágeis pode oferecer uma péssima qualidade de vida ao animal, o que vai impactar na sua saúde e longevidade.
Por isso, a gaiola deve ter as dimensões mínimas de 100 cm x 60 cm, considerando que o porquinho possa sair todos os dias. Caso contrário, invista em gaiolas maiores e com diversos acessórios lá dentro, como brinquedinhos, comedouros, bebedouros, casinha e aparas de madeira no chão.
Viu só como o universo dos porquinhos-da-índia é bem mais complexo do que parece?! Os cuidados com esses bichinhos devem ser constantes, a fim de deixá-lo sempre feliz, saudável e com muita energia!
Aproveite para investir ainda mais no seu peludinho de quatro patas e confira produtos exclusivos para porquinhos-da-índia no pet shop online da Tudo de Bicho. Basta clicar no banner abaixo e conhecer todos os itens!
Somos uma equipe apaixonada por animais! Buscamos ajudar os tutores de pets em diversos cuidados e necessidades. Por isso, nos dedicamos para oferecer os melhores conteúdos e produtos para cachorros, gatos, aves, roedores, peixes e outros bichinhos! 🐶🐭🐱🐰🦜😍
muito obrigada pelas informacoes
Oi Gabi, tudo bem?
Que bom que as informações foram úteis para você! Acompanhe nosso blog, temos sempre novidades 🙂
28 de dezembro de 2020 achei muito bom o site
Olá Gustavo, tudo bem?
Agradecemos a leitura em nosso blog, toda semana temos novos conteúdos!
parabens!!!
Olá Ezequiel! Agradecemos a leitura em nosso blog 🙂
Bom dia! Meu porquinho faz o primeiro som constantemente, mas eu já não acho que seja por comida, já que, às vezes, ele tem a ração e verduras, mas continua chamando. Pensei que pudesse ser por carinho… Há alguma chance?
Olá Ethan, tudo bem?
Esse cui cui é para chamar a atenção do humano mesmo, pode ser que algo ao redor do porquinho esteja faltando, ou então ele ouviu barulho que lembre algo que ele coma. Por exemplo, abrir a geladeira, barulho de sacola é um motivo para eles soltarem esses gritinhos, já relacionaram esses sons à alimentação.
Em alguns casos pode ser só para chamar sua atenção mesmo, você vai saber ao longo da convivência com seus bichinhos.
Agradecemos a leitura no blog e seguimos à disposição!
Gostei muito tenho um Porquinho-da-india, ele se chama Faisca. Sempre tive muitas curiosidades sobre ele e esse blog me respondeu Tudo amei!!
Nossa amei sempre tive curiosidade sobre os porquinhos da índia e você respondeu todas.
Oi Helen!
Amamos seus comentários e ficamos muito felizes em te ajudar a entender melhor o Faísca ❤️
Aqui no blog sempre postamos informações sobre porquinhos da índia!
Agradecemos a leitura e os comentários 🙂
tenho uma porquinha da Índia bebê, toda vez q pego ela e faço carinho ela deita, porém fica fazendo um barulhinho, já olhei em vários sites e ainda não entendi pq ela faz isso.
Olá Laura, tudo bem?
As fêmeas geralmente sentem mais medo que os machos e por ser filhote ela pode estar só se acostumando com o contato.
Se o barulhinho que ela faz se parece com o ronronar de um gatinho, é sinal de que ela está com medo ou que está gostando do carinho. De qualquer forma, recomenda-se que faça esse contato todos os dias para ela ir se acostumando.
Agradecemos a leitura no blog 🥰
Boa noite. Meu porquinho da india está comigo a 6 dias. Hj ele começou a me escalar sem parar. Acabei colocando ele novamente na gaiola, mas parece estar agitado. O que pode ser?
Obrigada.
Olá Kelly, tudo bem?
Pelo tempo que ele está com você, ainda está em adaptação.
É muito comum que os porquinhos tentem escalar até o cabelo ou em algum lugar onde possam “se esconder”, como uma toca.
Para que ele se acostume com você, com seu cheiro e com o contato físico é recomendado que passe uns 10 minutos por dia com ele em seu colo. Com o tempo a agitação diminui e ele se acostuma.
Espero ter ajudado!
Agradecemos a leitura no blog 😘
eu ja tenho 3 semanas cm a minha e esses tempos ela está dando esses saltinhos principalmente quando eu chego perto da gaiola, ai ela faz uns grunidos baixinhos tbm, sera q é demonstração de afeto por mim? ela gosta de fica me rondando tbm quando to forrando a gaiola no chao, as vezes ela fica atras de mim, como se quisese brinca de se esconder
Olá, Anna!
Que bom saber disso! Esses grunhidos baixos demonstram afeto por você, se ela ficar perto do pé dando umas leves mordidinhas também é uma demonstração de afeto dela. 😀
Tenho uma porquinha da Índia de aproximadamente 3 meses, ela está comigo á 10 dias, de vez enquando ela faz uns sons como se quisesse vomitar, outras vezes faz uns sons parecidos com quando a fêmea está no cio, só que mais baixo e é mais durante a noite. O que será que pode ser????
Olá, Lorena! Tudo bem?
Bem, é difícil dizer o que pode ser somente pela descrição. Se você percebe que parece vômito, o indicado é levar em consulta com um veterinário especialista em animais silvestres. É importante observar também o comportamento do seu bichinho, se ela está se alimentando bem, se bebê água, se o cocô está normal. Todos esses sinais contam para algum diagnóstico.
Abraços,
Verônica Delpino
Médica Veterinária
CRMV-SP 33925
Tenho a pucca em cs esta comigo à apenas 1 semana, ela tá um gritos como se estivesse chorando, o que seria aí sempre acho que ela está c fome.
Ainda não consegui acha a ração pois parece q os legumes e verduras não está mandando a fome dela
Olá, Giseli! Tudo bem?
É extremamente importante alimentar seu animalzinho com ração, essa é a principal alimentação do animal, os legumes e verduras são complementos para uma dieta mais rica. Possivelmente o grito pode ser de fome.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Verônica Delpino
Médica Veterinária
CRMV-SP 33925
Oii! Meu porquinho fez 1 barulho q nunca tinha feito antes e fiquei preocupada.. é como se estivesse ofegante, e faz um barulho como se fosse um resmungo. Enquanto isso a respiração ofegante e ele quietinho… vc sabe oq poderia ser ? Eu pensei q poderia ser estresse pq hj ele ficou mt tempo sozinho pq eu sai de casa..
Oi Yasmin, tudo bem?
Estresse pode gerar uma série de sintomas diferentes no bichinho.
Caso você veja que é um comportamento que se repete e o seu porquinho sente algum tipo de desconforto/dor, leve até o médico veterinário, para saber exatamente o que é e como tratar.
Esperamos ter ajudado!
O meu porquinho da Índia não emite mais som, o que eu faço??
Oi Deborah, tudo bem?
Os porquinhos fazem barulhinhos diferentes o tempo todo, e esses sons são o nosso sinal se estão bem ou não.
Se o seu porquinho não está fazendo nenhum barulhinho, o indicado é levá-lo até o médico veterinário para verificar se está tudo bem com a saúde dele.
Esperamos ter ajudado!
Oíii o meu porquinho chegou na minha casa faz três dias é toda vez que a gnte chega perto ela entra na toca ,será que ela vai acostumar cm a gente? Eu tenho medo de segurar ela a força já que ela ainda não gosta de nós
Oi, Amini!
Porquinhos possuem esse comportamento mesmo, é natural, com o tempo ele vai se acostumar com a sua presença.
É importante que você passe 10 minutos com ele todos os dias, inclusive pegando ele no colo ou colocando ele perto de você num espaço seguro.
Eles tem muito medo no início, mas depois se acostumam e se apegam aos tutores.
Agradecemos pela pergunta e a leitura em nosso blog!
Oi, essas informações foram bem úteis.
Eu tenho uma porquinha e quando eu coloco brinquedos na gaiola ela nunca brinca, não sei se ela não gosta ou outra coisa, pois eu tenho medo dela ficar entediada, tem outra maneira de entrenter o porquinho, na gaiola? Obg🥰
Olá Ieda!
Para manter o porquinho entretido é importante oferecer brinquedos para o desgaste dos dentinhos e também das unhas, existem itens específicos para essas atividades. Isso além de manter a saúde do porquinho, o deixa sempre ocupado.
Outro ponto que podemos levantar aqui é que porquinhos são bichinhos que vivem em pequenas comunidades. Caso você tenha a oportunidade, uma irmãzinha para a sua porquinha seria uma boa ideia. É importante primeiro verificar a saúde da sua porquinha e realizar todos os procedimentos para que ela conviva bem com outra porquinha.
Olá! Estou com um pouco mais de um mês com dois porquinhos machos. Um deles é mais “acessível” enquanto o outro morre de medo e sempre se esconde quando eu me aproximo. Pego eles todos os dias pra tentar se acostumar comigo, mas esse mais assustadinho não se habitua e em alguns casos fica paralisado. O que devo fazer?
Ola Laurélli, tudo bem?
Esse comportamento é normal, por serem presas dentro da natureza eles podem ficar mais retraídos. Como você está o acostumando à sua presença, aos poucos ele pode ganhar mais confiança, mas não se preocupe caso isso não aconteça, é da natureza deles.
Oii, meu porquinho da Índia toda vez que me vê faz o barulhinho (cui cui) pedindo comido, mesmo tendo feno e ração no cercadinho e ele tendo acabado de comer verduras. Enquanto eu não sair na visão dele ele n para de gritar por comido mesmo tendo acabado de comer e tendo ração em sua gaiola. Por causa disso ele está bem gordo, pois fico com dó dele ficando gritando e achando colocando mais verdura, e ele come. O que eu faço? Não acho que seja pra receber carinho pq a maioria das vezes que tento fazer carinho quando ele faz esse barulho, ou ele fica imóvel ou ele sai correndo.
Olá Beatriz! Os porquinhos da índia se comunicam sonoramente, e cada barulho tem seu significado. Se o bem estar do porquinho da índia está assegurado e mesmo assim ele continua fazendo esses barulhos, o recomendado é você procurar um médico veterinário especializado em animais silvestres para ser verificado mais de perto.
Oi, gostei de saber sobre isto, estou pensando em ter um porquinho da india, porem tem muitas coisas ainda para aprender antes de ter.
Olá, Viviane
Que bom que está pensando em ter um porquinho da Índia! Eles são animais adoráveis, mas têm necessidades específicas em termos de alimentação, espaço e cuidados veterinários. Recomendamos aprender sobre a dieta adequada, espaço necessário para e como proporcionar um ambiente seguro e saudável para o seu porquinho da Índia. Considere também conversar com um veterinário especializado em animais exóticos para tirar todas as suas dúvidas. 🩷🩵