Cachorro
3 min
Cada cachorrinho possui hábitos únicos e características próprias, porém muitas delas são hereditárias da raça, o que é chamado de herança genética, e isso inclui a frequência dos latidos.
Os cães latem por vários motivos, usando disso o seu principal instrumento de comunicação direta com os outros animais da espécie e também com os humanos.
Quando se adota uma raça de cão que não late muito, não significa que ele não fará outras vocalizações ou, muito menos, que suas cordas vocais não funcionam. Esse fato pode ser influenciado por diversos fatores, inclusive uma tendência menor da raça para os latidos.
Leia o post para entender melhor o porquê isso acontece e conheça 20 raças de cachorros silenciosos, em que o latido não é uma prioridade. Confira!
A dúvida é muito comum, afinal, os latidos são marca registrada da maioria dos cachorros. Para responder essa pergunta, é necessário fazer outros três questionamentos:
Em caso positivo nas duas primeiras perguntas, o ideal é procurar um médico-veterinário de confiança para entender se há algum problema maior acontecendo, principalmente para cãezinhos que latiam com frequência e pararam de repente.
Se a única resposta positiva foi a terceira, fique tranquilo, pois não há nada de errado com o cachorro. Algumas raças são menos propensas aos latidos e só fazem em casos muito específicos.
Se um peludo latindo de menos pode comunicar algum problema físico ou emocional, um cachorro latindo muito também pode expressar algum incômodo mais sério.
Antes de pensar no que fazer quando o cachorro não para de latir, é importante investigar o que pode estar acontecendo. Alguns problemas comuns que implicam em latidos excessivos são:
Por outro lado, os latidos excessivos podem estar associados a uma predisposição maior de algumas raças para os latidos, como é o caso do Pastor Alemão, Chihuahua, Beagle, Pinscher Mini e Golden Retriever.
Pronto! Chegou o momento de conhecer quais são as raças de cães que preferem não latir tanto, economizando as vocalizações para os momentos certos. Veja só:
Originária da África e conhecida por ser uma das raças mais antigas do mundo, o basenji é particularmente conhecido por latir o mínimo. Para dizer a verdade, a raça se encaixa perfeitamente no primeiro lugar como o cachorro que menos late.
Isso não quer dizer que ele não faça barulho. Em vez de latir, ele emite um som semelhante a um yodel (Iodelei) que não se parece em nada com o latido tradicional. Em alguns momentos, até pode soar como uma risada.
Por conta de sua constituição física, já que sua laringe tem formato diferente, resultando em uma vocalização única, essas características não tornam o basenji um cão pacato.
Muito pelo contrário, eles são muito ativos e também precisam de reforço positivo e bastante estimulação cognitiva para ter uma vida feliz e saudável.
O bloodhound também possui uma personalidade calma e, por isso, não late excessivamente, fazendo isso somente para sinalizar necessidades e perigos.
São conhecidos por serem tranquilos e ótimos companheiros para as famílias. No entanto, só porque são cães que não latem muito, não significa que sejam inativos. Bloodhounds são conhecidos por suas habilidades avançadas de rastreamento, tornando-os muito tenazes e obstinados.
O Terra Nova é um cão de grande sensibilidade, silencioso, muito amoroso e dócil, tanto que é considerado uma das melhores companhias para crianças. Além dessas características, os cachorros terra nova gostam de aproveitar a água e são ótimos como cães de resgate.
O akita inu é um cão brincalhão e muitas vezes travesso. Entretanto, ele geralmente não se expressa latindo, pelo menos não excessivamente. Dizem que quando um akita late é porque há uma razão importante para fazê-lo.
Os cães dessa raça podem se tornar territorialistas e reservados com estranhos, então, se alguém se aproximar de sua propriedade, eles podem latir, o que não acontece quando estão felizes e seguros com a família.
Se você já viu alguns filmes de ação dos anos 80, é provável que tenha testemunhado alguma cena com um rottweiler latindo em algum depósito abandonado.
Esses filmes alimentam a reputação da raça ser agressiva e com temperamento explosivo, o que está longe de ser verdade: eles são uma das raças mais amorosas e leais que você pode encontrar.
Lealdade é o motivo pelo qual um rottweiler pode latir, especialmente se ele foi treinado para isso. Protetores com sua família, podem ser usados como cães de guarda para alertar sobre intrusos. Todavia, quando estão com a família, não costumam latir.
Além de ser um cão muito carinhoso, o labrador retriever é conhecido por ser muito brincalhão, ativo e não latir excessivamente.
Embora sejam considerados o estereótipo do melhor amigo do homem, olabrador precisa de socialização e educação adequadas, como qualquer outra raça. Caso não possuam o reforço correto, podem se tornar destrutivos.
Por essa razão é necessário que tenham bastante atenção, amor, educação e, principalmente, adestrados desde filhotes.
O pastor australiano é um cão extremamente ativo e suas principais características são o entusiasmo, a vitalidade e a energia. Outro fato importante da raça é que ela costuma ser silenciosa.
Enquanto todos os cães precisam de educação, alguns precisam de treinamento mais do que outros para direcionar sua energia de forma adequada. O pastor australiano é um desses casos.
Embora sejam conhecidos por não latirem muito, eles o farão se não receberem estímulos suficientes e enriquecimento ambiental.
Pode ser até um bom negócio que o dogue alemão seja uma raça de cachorro que não late muito, pois se o fizesse, dificilmente os tutores teriam paz. Afinal, seu latido é grosso e potente com a maioria dos cães de grande porte.
O dogue é um cão geralmente calmo e relaxado, sendo um excelente cachorro para a família. Apesar de seu tamanho, ele pode, na verdade, ser um ótimo cachorro para apartamento que não late muito.
Para isso, é fundamental que tenha espaço para descansar confortavelmente e bastante acesso ao exterior quando precisar.
Podemos afirmar que o pug é um dos cães mais silenciosos que existem. Por serem braquicefálicos, apresentam dificuldade para respirar, já que seu palato encurtado significa que não conseguem inalar bem o ar, resultando em muitos grunhidos e ruídos de respiração.
Embora possam ser indisciplinados, eles são amorosos e geralmente dóceis. É por isso que eles se tornaram os cães favoritos para muitas famílias: é fácil se apaixonar por esses bochechudos! 🩷
Sejam do tipo francês, inglês ou americano, todos são considerados cães que não latem muito.
Bulldogs geralmente não precisam de tanto exercício quanto outras raças de cães e vivem em um estado de paz e tranquilidade, sendo perfeitos para famílias que possam dedicar muito amor e atenção.
O greyhound, mais conhecido como galgo inglês, está longe de ser uma raça agitada que late excessivamente, incomodando vizinhos e os próprios moradores da casa.
Esses cãezinhos charmosos são extremamente dóceis com suas famílias humanas e outros animais da casa. Inclusive, de tão quietos, pacientes e amorosos, eles são comparados com gatos.
Portanto, se estiver procurando por um cão silencioso e que usa a vocalização somente nos momentos importantes, o galgo inglês pode ser uma boa escolha para sua família.
Está aí uma verdadeira raça de cachorro de apartamento que pode viver boa parte da vida em silêncio, sem muitos latidos, vocalizações e correrias pela casa.
O shar-pei é uma raça originária da China característica pelas bochechas e pelas dobrinhas de pele no rosto. Calmo e muito tranquilo, esse cão late excessivamente, o que pode ser ótimo para casas muito próximas de vizinhos e apartamentos.
No entanto, mesmo que toda essa paz interior, o shar-pei precisa de bastante enriquecimento ambiental, além dos passeios frequentes. Assim, você evita torná-lo um cachorro com problemas emocionais.
Existe cão mais charmoso que um galgo afegão? Conhecidos pela pelagem e postura curiosa e elegante, eles são presença garantida em concursos e festivais de beleza canina.
Dentro de casa, costumam ser muito silenciosos e calmos, sem grandes problemas de agressividade, ou seja, eles estão longe de ser um cachorro estressado ou que reprimem seus latidos por algum motivo específico.
Afinal de contas, um bernese mountain dog late muito? Essa dúvida é bastante comum e está ligada ao tamanho e porte do bernese, nome como é popularmente conhecido pelo mundo.
Porém, todo esse tamanho é traduzido em muito amor, lealdade, brincadeiras e companheirismo com sua família humana, canina ou com outros animais de estimação da casa.
A raça não costuma latir muito e faz isso somente em casos de alertas de perigo, quando há algum incômodo físico ou emocional ou quando estão muito felizes.
Originário da Escócia, o deerhound não é muito conhecido no Brasil. Na verdade, são raros os exemplares no país, o que torna a tarefa de adotar ou comprar um exemplar bem difícil por aqui.
Quanto aos latidos, eles não são conhecidos pelas vocalizações excessivas, sendo cães bem silenciosos. Ao contrário de outras raças, os latidos não saem nem mesmo em situações de perigo, já que o cãozinho não tem habilidade para a guarda.
O nome rhodesian ridgeback pode parecer estranho, mas você provavelmente já deve ter ouvido falar da raça “Leão da Rodésia”, um cachorro que parece muito agressivo e ameaçador, mas que não passa de um legítimo brincalhão amoroso.
Saiba que eles são muito silenciosos no dia a dia, o que até causa estranheza, mas é somente uma das características hereditárias dessa raça que surgiu no interior da África Austral.
Surgidos na Ilha de Madagáscar, eles são cachorros conhecidos pela sua beleza exuberante, charmosa e muito chamativa, principalmente pela pelagem branca e macia, além de serem leais, brincalhões e muito companheiros.
No momento de latir, eles preferem economizar. Ou seja, só latem quando a campainha toca, alguma visita chega ou quando outros cachorros passam perto do seu território, por exemplo. No mais, são bem silenciosos e tranquilos.
Não, o whippet não é uma raça muito vocalizadora e não costuma latir descontroladamente e sem motivos reais. Portanto, isso só vai acontecer quando ele sentir que um perigo real se aproxima do seu território ou da sua família.
Por essa razão, esses cãezinhos podem viver em casas menores e em apartamentos, mesmo que ainda precisem de exercícios e caminhadas na área externa.
Mais um cão de origem escocesa que prefere abrir mão dos latidos excessivos, prezando pelo silêncio e pela “paz de espírito”.
Desenvolvido para ser um cão de caça, o terrier escocês acabou sendo domesticado e, hoje, é uma das raças mais carinhosas e brincalhonas que existem, sendo ótimas para famílias com crianças.
A raça parece ter sido desenhada, por conta da perfeição dos seus traços, cores e pelagem. De origem japonesa, o peludo é um ótimo cão de companhia para idosos e crianças.
Em casa, não costuma latir, mesmo que tente fazer a guarda de todos os moradores do ambiente, sejam eles humanos ou não.
Entender as características, particularidades e predisposições de cada raça de cachorro é fundamental para oferecer os melhores cuidados ao peludo de quatro patas.
Que tal conhecer um pouquinho mais da raça de cachorro do seu pet? Basta clicar no banner abaixo, acessar o Guia de Raças da Tudo de Bicho e procurar pela raça do seu cãozinho.
Somos uma equipe apaixonada por animais! Buscamos ajudar os tutores de pets em diversos cuidados e necessidades. Por isso, nos dedicamos para oferecer os melhores conteúdos e produtos para cachorros, gatos, aves, roedores, peixes e outros bichinhos! 🐶🐭🐱🐰🦜😍
Cachorro
3 min
Destaques
2 min
Adorei..amo meus pets ..sempre bom conhecer um pouco mais sobre eles .
Olá Nilce, tudo bem?
Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo! Temos novidades toda semana 🙂
rusky tmb nao late muito, só uiva
Olá Mario, tudo bem?
Sim! Essa raça também é mais silenciosa 🙂
Fiquei triste por não ver o shitzu na lista… 🙁 Duas amigas minhas dizem que os dela não latem muito… Estou pensando em comprar um. A propósito, minha Shar-Pei late tanto que parece que está num concurso de latidos com os outros cães da rua rs
Olá Letícia, tudo bem?
Os cães da raça shih tzu não entraram nessa lista pois eles possuem mais propensão a latir. Essa raça foi criada para proteção, tanto que o nome shih tzu significa “leão” em chinês. Portanto o instinto de latir para avisar quando nota algo diferente está neles.
Tudo varia de um cãozinho para outro e também se são adestrados desde pequenininhos, mas uma coisa é fato, eles são extremamente carinhosos e leais aos seus tutores. Sem dúvida vai trazer muito amor para sua vida 🙂
Spitz japonesa tb achei raça silenciosa…
Olá, Ana Paula!
Obrigada pelo seu comentário! Que legal, é uma raça muito dócil! 🙂
Tenho chow chow nao muito leais e latem. Adoro
Olá, Rosmari!
Obrigada pelo seu comentário, que legal. Eles são bem fofos 🙂
O Boxer tbm é uma das que não latem muito. Se eu ouvir a voz do meu, já sei que é algo grave.
Olá, Felipe! Tudo bem?
Que legal! Obrigada pelo comentário.
O meu é um BB Fox Terrie pelo duro, demais d bonzinho muito brincalhão amigo não late quase nada.Maravilhoso lindo e animado.